O sistema educativo em Portugal tem vindo a mudar radicalmente. Ao longo dos últimos anos as mudanças têm sido muitas, no sentido de ter um ensino mais ajustado às necessidades e dotar os alunos das melhores capacidades para ingressarem rapidamente no mercado de trabalho.
Recentemente ficou a saber-se que os alunos do ensino profissional vão poder ingressar no ensino superior sem exames nacionais.
A notícia foi avançada pelo Jornal Publico que refere que os “Os alunos que terminem o ensino secundário através de cursos profissionais vão ter uma nova forma de acesso ao ensino superior – ao invés de realizarem exames nacionais como forma de ingresso, estes alunos vão ter de cumprir os critérios definidos pela instituição, na qual pretendem estudar, para os acolher”
Segundo o jornal, esta medida que foi discutida na última segunda-feira no Conselho Coordenador do Ensino Superior deverá entrar em vigor já no próximo ano letivo.
Pedro Dominguinhos, presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP),referiu já que esta é uma medida que “comporta vários riscos”. “Parece-me arriscado fazer isto em três meses”, afirmou o Presidente do CCISP.
Esta medida surge como uma solução para o facto de os alunos do ensino profissional terem de se submeter a exames nacionais, tal como os alunos que ingressam em cursos de caráter geral no ensino secundário, que são sobre matérias que estes não abordam nas aulas.