Pplware

IRS: Enganou-se a preencher? Saiba quanto lhe pode custar

Até ao próximo dia 31 de maio os contribuintes terão de proceder à entrega da declaração de IRS.  Como já referimos em outros artigos, os contribuintes podem fazê-lo através de Internet ou por papel. Não esquecer também que o prazo é único, independentemente do tipo de rendimento recebido no ano passado ou a forma como vão submeter submeter a declaração.

Tenha também atenção aos erros no preenchimento do IRS… poderão sair-lhe caro.


Ao nível das finanças, existe um Regime Geral das Infrações Tributárias (RGIT) que prevê a aplicação de multas nos mais diversos cenários. No caso dos contribuintes que tinham cometido erros durante o preenchimento do IRS há basicamente as seguintes situações:

Não esquecer também que a aplicação da coima só acontece quando existe um erro ou omissão de informação na declaração de IRS e tal prejudica o Fisco. 

Como em outros sistemas existe também a possibilidade dos contribuirem terem coimas reduzidas, isto se o pagamento for realizado nos 15 dias posteriores ao da entrada nos serviços da administração tributária do pedido de redução; Mas há outras situações, pode ver aqui.

Exit mobile version