Pplware

Elon Musk ganha aposta de $50 milhões com bateria gigante

Depois das tremendas tempestades que varreram a Austrália do Sul em março de 2016, deixando mais de 1,7 milhões de pessoas na escuridão, o governo daquele país abriu um concurso para encontrar um fornecedor que lhe fizesse a maior bateria de iões de lítio do mundo.

Nessa altura, Elon Musk fez uma aposta, acordou que a Tesla conseguiria a bateria instalada e a funcionar dentro de 100 dias após assinatura do contrato ou pagaria ele o valor. Musk ganhou a “aposta” e ganhou 50 milhões de dólares.

 


100 dias ou é de borla

O presidente e diretor executivo multimilionário da Tesla entregou um projeto de energia renovável para a Austrália do Sul, construindo a maior bateria de iões de lítio do mundo.

Musk e Lyndon Rive, chefe da divisão de baterias da Tesla, propuseram a construção de um sistema de armazenamento de energia no estado, após apagões graves, resultado de uma forte tempestade em março de 2016.

Nessa altura, Elon Musk fez uma aposta. Ele apostou que Tesla conseguiria a bateria instalada e a funcionar num prazo de 100 dias, após assinatura do contrato, caso falhasse, o valor desse sistema, cerca de 50 milhões de dólares, seriam pagos do seu bolso.

 

Prazo prometido… prazo cumprido

Este prazo deveria expirar no dia 1 de dezembro, contudo o primeiro-ministro australiano, Jay Weatherill, anunciou que o projeto já havia sido concluído. A bateria irá armazenar energia de um parque eólico próximo gerido pela empresa francesa de energia renovável Neoen.

A Austrália do Sul está preparada para ter uma reserva de energia neste verão, através da maior bateria de iões de lítio do mundo, que deverá ser carregada pela primeira vez nos próximos dias, uma vez que entra numa fase de testes regulatórios.

Referiu Jay Weatherill

No Twitter Musk não deixou de agradecer à sua equipa pela dedicação e pelo feito:

Parabéns à equipa da Tesla e às autoridades australianas do Sul que trabalharam tanto para conseguir isto fabricado e instalado em tempo recorde!

Como fabricante de automóveis elétricos, a Tesla também investiu fortemente no armazenamento de energia e tecnologia de painéis solares – e acredita que sua tecnologia pode-se desenvolver muito além dos veículos e fornecer energia à rede.

O negócio envolveu ainda o fabrico, pela Tesla, de uma bateria de 129 MWh em Jamestown, uma cidade com uma população de menos de 1500 pessoas, a pouco mais de 200 quilómetros a norte de Adelaide.

Via

Exit mobile version