Sempre que há eleições em Portugal, os portugueses têm de saber qual o número de leitor e o local de voto. Hoje foram anunciadas várias novidades sendo que a mais relevante é que a partir de agora os eleitores só têm de levar o cartão de cidadão.
Esta é uma das alterações às leis eleitorais que vão entrar em vigor este ano.
Segundo Isabel Oneto, secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, em declarações ao Expresso…
Até agora, para alguém saber o seu número de eleitor tinha de apresentar o número de cartão de cidadão e o nome. Era um passo desnecessário que agora eliminámos.
A partir das próximas eleições, onde se incluem já as Europeias que acontecem a 26 de maio, a distribuição dos cidadãos pelas várias mesas de voto será feita consoante o nome: de Abel a Berta, de Carlos a Francisco e por aí em diante. Para confirmar o local de voto e saber previamente a que mesa se deve dirigir, continua a ser possível pedir informação às autarquias ou através do site recenseamento.mai.gov.pt, refere o Expresso.
Outras novidades
Outra das novidades é facto de ser possível votar antecipadamente e sem ter que apresentar qualquer justificação. Tal pode ser realizado uma semana antes. O eleitor apenas tem de enviar o seu pedido por carta ou através do site oficial.
Como teste, nas eleições europeias já vai ser possível proceder ao voto eletrónico. Tal vai acontecer apenas nos 14 concelhos do distrito de Évora, onde estarão disponíveis 50 mesas de voto eletrónico.
Os cidadãos com deficiência visual vão ter uma matriz em Braille nas mesas de voto, que será colocada sobre o boletim de voto.