Edward Snowden ficou conhecido por expor informações confidenciais da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, quando ainda era funcionário da CIA.
Há cerca de dois anos, o ex. analista americano tinha feito um pedido para obter a cidadania russa. Putin concedeu a nacionalidade russa a Edward Snowden e este recebeu agora o passaporte e o documento de nacionalidade russa.
Edward Snowden é ex-analista e ex-operacional da National Security Agency (NSA)
“Edward recebeu ontem (quinta-feira) o passaporte da Rússia e prestou juramento tal como estipula a lei”, disse à agência Interfax o advogado Anatoli Kucherena. De relembrar que Edward Snowden, ex-analista e ex-operacional da National Security Agency (NSA) dos Estados Unidos passou a residir na Rússia após ter pedido asilo político, em 2013.
A cidadania russa foi pedida por Snowden em novembro de 2020… O primeiro filho do casal nasceu em dezembro de 2020 sendo que a criança obteve automaticamente a cidadania russa, de acordo com a legislação do país, segundo refere o JN.
Além de autor de livros, também publicados em português, Snowden trabalha como consultor e participa em conferências (através de meios remotos) sobre tecnologias de informação, riscos e ameaças relacionadas com a vigilância cibernética.
Edward Snowden não renuncia à cidadania norte-americana e já mostrou vontade de regressar aos Estados Unidos, se lhe for garantido um julgamento justo.