Em maio de 2017 informamos aqui da circulação de e-mails fraudulentos em nome da EDP. Estes e-mails levavam os utilizadores a carregar num link que os redireccionava para um site não fidedigno onde os piratas informáticas tentavam obter dados pessoais dos utilizadores mais distraídos.
Agora, passado um mês, há uma nova campanha fraudulenta a circular. Esteja atento.
A EDP volta a ser vítima de um ataque de phishing de larga escala. O alerta chegou da Oficina de Seguridad del Internauta (OSI), que pertence ao Incibe – Instituto Nacional de Cibersegurança espanhol.
De acordo com as informações, o e-mail vem escrito em português, do remetente edp1943536@hotmail.pt, e traz um”presente” – um link que, caso o utilizador carregue, é descarregado e executado um ficheiro no sistema que tem código malicioso.
No site do Instituto Espanhol são dadas duas dicas para este tipo de ameaças. Primeiro o utilizador deve executar o antí-Virus, que deverá estar atualizado, para verificar se existe algum “bicho” na máquina. Além disso é também disponibilizado um link que nos permite saber se a nossa máquina faz parte de uma botnet – ver aqui (infelizmente só funciona com endereço IP associado a território espanhol).
Via OSI