A tecnologia é normalmente desenvolvida para auxiliar o ser humano nas mais diversas tarefas. No segmento automóvel as marcas têm adoptado soluções que visam simplificar muitas ações, como por exemplo abrir ou trancar as portas do automóvel com uma simples “chave” sem fios.
Agora, para mostrar que a falta de segurança também está presente nestes sistemas, um grupo de investigadores chineses criou um equipamento capaz de amplificar o sinal de uma “chave” sem fios.
Hoje em dia são vários os automóveis que já não precisam de uma chave tradicional para accionar o sistema de arranque ou para abrir as portas. Em vez disso usam-se “chaves” sem fios que funcionam com base na proximidade ao veículo.
Apesar de toda a comodidade, este sistema pode ser facilmente atacado usando para isso um sistema que amplifique o sinal e nem é preciso ter acesso físico à chave sem fio.
Para perceber melhor como tudo funciona veja o seguinte vídeo
Como viram, o condutor sai do carro e leva consigo a chave. Alguém se levanta e acompanha-o de forma a captar a frequência dos 315 Mhz que por sua vez amplifica o sinal e re-transmite para o segundo indivíduo que já se encontra junto à porta do veículo.
Esta não é propriamente uma técnica nova só que é cada vez é mais eficaz e os equipamentos são cada vez mais pequenos e com maior alcance (neste caso o sistema funciona num raio de 300m). Se o seu carro tem uma chave destas, fique atento onde deixa o carro e verifique também se há algum suspeito por perto. Este equipamento custa menos de 20€.