Não é a primeira vez que a empresa da energia EDP alerta para a circulação de e-mails fraudulentos em nome da empresa. Desta vez, o e-mail vem em nome da EDP Serviço Universal e indica, falsamente, que o cliente tem direito a um reembolso.
Se recebeu algum e-mail deste tipo, ignore ou apague pois é um esquema de phishing. Tenha cuidado!
A EDP e a PSP alertaram para a circulação de e-mail fraudulento, de origem desconhecida, alegadamente em nome da EDP Serviço Universal e que “oferece” um reembolso. A empresa da energia relembra que não solicita, em qualquer mensagem de correio eletrónico, elementos de caráter pessoal e/ou confidencial, como, por exemplo, dados para novas formas de pagamento ou reembolsos.
Ao contrário de outros e-mails, este traz o texto em imagens não sendo assim tão eficiente, em termos de ataque, que outros e-mails do tipo.
Este tipo de ação maliciosa denomina-se Phishing e visa obter, de forma abusiva, dados pessoais através de mensagens que conduzem o utilizador a sites falsos, cópias fiéis daqueles a que acede habitualmente, solicitando a introdução ou simplesmente o envio de dados confidenciais.
Sabe como lidar com ataques Phishing?
Tendo em conta o impacto que pode ter, a PSP publicou também um alerta na sua página do Facebook. Segundo o porta-voz da instituição, intendente Alexandre Alves Coimbra, o aviso serve para chegar ao maior número de pessoas com a maior rapidez. “Acaba por ser um moderno conselho de segurança, recorrendo às novas tecnologias”, referiu o porta-voz da PSP.
A EDP refere ainda que todos os e-mails da EDP são enviados a partir do domínio @cliente.edp.pt , @edp.pt ou @edp.com, com a exceção de estudos de mercado, inquéritos de satisfação ou cobrança de dívida feita por entidades externas. No entanto, é possível mascarar os remetentes dos e-mails e nesse sentido é importante avaliar detalhadamente o conteúdo do e-mail (incluindo links). Existem algumas ações que o utilizador pode validar aqui.