Pplware

Drone cai na pista do aeroporto de Lisboa e dono é constituído arguido

Esta segunda-feira, um drone caiu na pista do aeroporto de Lisboa, momentos depois do piloto que estava aos comandos de uma aeronave ter alertado para a presença do dispositivo que sobrevoava a zona do aeroporto.

Segundo a ANA, o incidente levou à interrupção de toda a atividade aérea durante oito minutos. Esta terça-feira, a polícia identificou o dono do drone, que foi constituído arguido.


O drone, que violou o espaço aéreo do aeroporto de Lisboa, foi encontrado na pista e logo de seguida entregue às autoridades. A polícia comunicou o sucedido ao Ministério Público para investigação do crime de “atentado à segurança de transporte por ar, água ou caminho-de-ferro”.

A NAV Portugal, entidade responsável pela gestão do tráfego aéreo, confirmou também a existência de um segundo drone a sobrevoar a zona do aeroporto, mas que nunca mais foi avistado.

Segundo se sabe até ao momento, o homem que pilotava o drone foi constituído arguido pelas autoridades e ficou sujeito à medida de coação de termo de Identidade e Residência. Sabe-se que, de acordo com artigo 288 do código penal, poderá vir a ser aplicada uma pena que pode ir até aos 10 anos de prisão.

No primeiro trimestre deste ano, a aviação civil reportou 16 incidentes com drones, segundo dados enviados à agência LUSA pela Autoridade Nacional de Aviação Civil.

Exit mobile version