Pplware

Download de 44 filmes HD em apenas 1 segundo… é possível

Por Hugo Matos para o Pplware

Investigadores testam ligação a 1,4 Terabits por segundo

Não é apenas no mundo do desporto que se tentam bater recordes! Segundo informações da Alcatel, investigadores britânicos da BT e Alcatel-Lucent conseguiram criar um link a 1,4 Terabits por segundo, em fibra óptica, entre a torre da BT em Londres e o campus de investigação da BT em Suffolk, numa distancia que ronda os 410 Kms.

Para atingir tais velocidades, a equipa de investigação diz ter implementado um protocolo de comunicação mais robusto que garante um ganho na ordem dos 42,5%, comparativamente aos protocolos em uso actualmente.

Já pensou o que seria ter uma cesso à Internet a 1,4 Terabits por segundo de throughput? Para ter ideia, com esta velocidade podíamos, em apenas um segundo fazer o:

Por enquanto tais velocidades ainda são apenas possíveis em ambientes de teste, o que nos leva a acreditar que no futuro tenhamos tais velocidade de comunicação nas nossas casas.

Como referido, este recorde de eficiência espectral de 5.7 bps por Hz, foi alcançado por investigadores da  Alcatel-Lucent e da BT, tendo estes conseguido manter uma comunicação estável entre os 410km de fibra óptica que separam a torre da BT em Londres e o campus de investigação da BT em Suffolk.

Os investigadores recorreram a uma tecnologia de comunicação mais eficiente, designada de Flexigrid, que permite aumentar a densidade de canais de fibra sobre a mesma ligação (geralmente com um espaçamento na ordem dos 50 Gigahertz). Com este aumento de densidade de canais, é garantida uma eficiência de 42,5%  no processo de transmissão de dados. Segundo as informações, a capacidade combinada de1,4 Tbps resulta do agrupamento de 7 canais a 200 Gbps, formando um super-canal (Alien Super Channel) de comunicação.

O Flexgrid parece ser assim a chave para a implementação de canais de alto débito, de forma transparente, já que a tecnologia pode ser implementada sobre as tradicionais fibras ópticas.

Via | Alcatel

Exit mobile version