Pplware

Domínio da Microsoft no mercado está a chegar ao fim

Estudo da Gartner prevê que Microsoft se torne irrelevante daqui a 4 anos

O segmento tecnológico é hoje fortemente dominado pelos dispositivos móveis (essencialmente tablets e smartphpones). Em 2010, o director europeu de vendas online da empresa Google, John Herlihy, fez prever, numa conferência em Dublin, que o segmento dos Desktops (PCs) começaria a decair fortemente em 2013…e não errou!

O domínio da Microsoft no mercado está a chegar ao fim, dizem estudo realizado por especialistas em marketing da Gartner.

Mas a que se deve tal situação?

A resposta é aparentemente fácil…A Microsoft não lidera no segmento dos dispositivos móveis! Para a vice presidente da área de Investigação da  Gartner, Carolina Milanesi “..Os consumidores têm actualmente mais opções… logo, nada garante que os produtos da  Microsoft sejam os escolhidos..até porque hoje há muito mais oferta que há uns anos atrás..

“While there will be some individuals who retain both a personal PC and a tablet, especially those who use either or both for work and play, most will be satisfied with the experience they get from a tablet as their main computing device, As consumers shift their time away from their PC to tablets and smartphones, they will no longer see their PC as a device that they need to replace on a regular basis.”

Mas vamos a números…

Segundo o estudo disponibilizado pela Gartner, a 4 de Abril de 2013 (aqui) a venda de equipamentos do segmento dos dispositivos tecnológico (combinando a venda  de PC’s, tablets e smartphones) representará um total de 2,4 mil milhões de unidade vendidas, o que representa um aumento de 9% face ao ano de 2012. Este mercado continuará a crescer e as previsões para 2017 apontam que sejam vendidas cerca de 3 milhões de unidade de dispositivos (só que, neste período, o PC já terá uma representação pouco significativa).

Segundo o estudo da Gartner, o mercado dos PC’s tradicionais terá, este ano, um decréscimo de 7,6% devido à mudança de comportamento dos consumidores que nos últimos anos têm optado por comprar dispositivos móveis e ultrabooks. Tendo sido a Microsoft líder neste segmento durante longos anos, os analistas preveem agora que tal domínio de mercado venha a enfraquecer….e que a Microsoft seja “irrelevante”, no panorama tecnológico, em 2017.

Esta  não é uma tendência temporária, introduzida e influenciada pelo ambiente de austeridade que a maioria dos países  hoje vivem..mas sim, o reflexo da mudança de comportamento por parte dos utilizadores e também do mundo tecnológico.

Como podemos ver na tabela seguinte, o segmento dos tablets terá um crescimento significativo na ordem dos 70% em 2013, comparando com o ano transacto (onde foram vendidas 116 mil unidades).

 

Para Ranjit Atwal, Director de investigação da Gartner, “…o crescimento das vendas de tablets não se deve apenas à mudança dos mercados. Utilizadores dos mercados emergentes (como África e China) têm também contribuído para esse crescimento, já que os seu primeiro “PC” é um smartphone/tablet.

“They’re starting with a smartphone, not a PC, so when they’re looking for something larger, they look at something that’s a replacement smartphone experience – which is a tablet or ultramobile device. And Android or [Apple’s] iOS are the two that they’re looking at.”

Relativamente aos sistemas operativos,no mercado de vendas, a mudança para as plataformas móveis é evidente. O Android continua a dominar o mercado dos dispositivos, impulsionado por um forte crescimento dos dispositivos móveis. A luta para o segundo lugar continua, entre a Apple e o Windows.

De referir que os dispositivos incluem (Computadores portáteis, PCs/Desktops, Ultrabooks, tablets e smartphones)

 

A tendência para smartphones e tablets não é apenas uma questão de hardware”, disse Milanesi. ” Com esta mudança de comportamento por parte dos utilizadores, o software, mais concretamente os serviços baseados na cloud, serão a preferência dos utilizadores.

Vale apena sublinhar que os resultados apresentados são apenas previsões. Todos sabemos que hoje vivemos num mundo fortemente dominado pelos segmentos móveis e aí a Microsoft perdeu muito terreno para a concorrência, que alguns consideram irrecuperável. O Office continua a ser um forte produto da Microsoft mas, a tendência para os serviços da cloud (ex. Google Docs), podem também “anular” a domínio da Microsoft nesta área.

Será que o domínio da Microsoft no mercado tecnológico, irá mesmo chegar ao fim?


Homepage: Press Release – Gartner

Exit mobile version