Pplware

“Doença X”: líderes em alerta para a pandemia que pode ser mais fatal que a COVID-19

A pandemia por COVID-19 ainda está bem presente nas nossas memórias e atualmente ainda são milhares os casos registados com a infeção do SARS-COV-2 (já com várias mutações). Mas há agora um novo alerta que é a “Doença X”. Especialistas mundiais vão reunir.


Batizada de “Doença X”, os especialistas temem que esta se transforme na nova ameaça da sociedade. Segundo as informações, o agente ainda é desconhecido e não se sabe bem qual poderá ser o impacto. Nesse sentido, é necessário estar em alerta e preparar os sistemas de saúde em todo o mundo para uma possível nova pandemia. Segundo algumas previsões, esta doença poderá resultar em 20 vezes mais mortes do que a pandemia da COVID-19. Estamos a falar de um número a rondar os 140 milhões de mortes em todo o mundo.

O que é afinal a “Doença X”?

Este termo tem vindo a ser usado pela OMS desde 2018 e, segundo o que é referido, trata-se do “conhecimento de que uma epidemia internacional grave pode ser provocada por um patogénio atualmente desconhecido, capaz de provocar doenças em humanos”. A expressão é usada entre os cientistas para encorajar o desenvolvimento de medidas a implementar no caso de um eventual surto.

Esta doença já consta desde 2018 de uma lista de doenças que deveriam ter prioridade na Research and Development Blueprint (R&D Blueprint). 

Os especialistas vão debater hoje, no Fórum Económico Mundial (FEM), em Davos, na Suíça, esta “ameaça”.

Exit mobile version