Os dispositivos Fitbit oferecem rastreio do sono desde 2017. Desde o início, essa funcionalidade tem-se concentrado principalmente em medir o seu ritmo cardíaco para lhe proporcionar uma monitorização dos seus ciclos de sono.
No entanto, o Fitbit poderá em breve dar-lhe acesso a dados sobre o seu ressono e também sobre o ruído ambiente presente no seu quarto.
Esmiuçando a última versão do APK da aplicação para Android da empresa, foram encontradas evidências de uma funcionalidade quase completa de deteção de ressono e ruído.
A ferramenta, como o nome sugere, permitir-lhe-á usar o microfone do seu dispositivo ou smartwatch para medir quanto tempo da noite passou a ressonar. Traduzirá a quantidade total de tempo numa percentagem, agrupando-a ainda mais em categorias distinguidas por percentagens.
Por exemplo, se passou 10 a 40% da noite a ressonar, será classificado como um caso moderado. O Fitbit admite que a característica não consegue diferenciar as pessoas. Assim, se o seu parceiro/a também ressona, incluirá a sua contribuição na deteção.
Também pode utilizar a ferramenta para medir o ruído ambiente no seu quarto. O Fitbit dir-lhe-á a quantidade de ruído no seu ambiente de sono, numa escala que vai de “muito silencioso”, que a empresa classifica como um consistente 30 dB (decibéis) ou menos, até “muito alto”, na escala de 90 dB ou acima.
Como pode imaginar, deixar o microfone do seu Fitbit ligado toda a noite é uma forma de acabar rapidamente com a sua bateria. A empresa recomenda carregar o aparelho até pelo menos 40% antes de se deitar. Avisa também que terá de o carregar mais frequentemente caso decida utilizar a função de forma consistente.
Os smartwatches FitBit estão em upgrade constante e isso é um facto notável. Esta nova ferramenta pode vir a ajudar muitas pessoas com problemas mais centrados no sono e nas noites mal passadas. Se é uma destas pessoas, não se preocupe, esta funcionalidade parece estar quase pronta para ser colocada nos dispositivos FitBit!