Pplware

Dia Mundial da Rádio: Será que os portugueses ainda ouvem rádio?

Hoje, dia 13 de fevereiro, celebra-se o Dia Mundial da Rádio. Mais do que para ouvir música, a rádio desde sempre serviu como companhia e como meio de informação para muita gente.

Agora, numa era em que as redes sociais, o YouTube e o Spotify ocupam o tempo de qualquer um de nós, será que ainda há espaço para a Rádio?

A resposta é claramente “Sim”. A rádio é ainda o meio de comunicação social que mais público alcança e que tem sido capaz de se adaptar na perfeição às novas tecnologias, oferendo aos ouvintes novos meios de transmissão, nomeadamente online, uma nova interacção através das redes sociais e mostrando um pouco mais de si e dos profissionais através de transmissões de vídeo em directo ou de rubricas filmadas e divulgadas em vídeo para o mundo.

 

São mais de 3 horas a ouvir rádio por dia

Segundo um estudo apresentado pela Marktest, os portugueses ouvem, em média, 3 horas e 13 minutos de rádio por dia. Seja nas deslocações de carro, no trabalho ou em casa, a rádio continua a ser a companhia de muitos de nós. O estudo indica ainda que são os homens entre os 25 e os 44 anos que tendem a ouvir mais do que as três horas de rádio.

O estudo Bareme Rádio da Marktest quantifica, no ano 2016, em 4714 mil, o número de residentes no Continente com 15 e mais anos que afirmam ouvir rádio (referência: ouviram na véspera), um número que representa 55% do universo em análise.

 

Dia Mundial da Rádio

O Dia Mundial da Rádio celebra-se a 13 de fevereiro, uma data que marca o dia em que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para um grupo de seis países. A 13 de fevereiro foi assim declarado o Dia Mundial da Rádio pela UNESCO em 2011, tendo sido celebrado pela primeira vez, no ano seguinte.

Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, assinalou o dia com uma mensagem onde reforça a capacidade de adaptação da Rádio às novas circunstâncias:

We are living a revolution in how we share and access information – and, yet, in the midst of deep change, radio has never been so dynamic, engaging and important.


Ainda ouve rádio todos os dias?
Exit mobile version