Pplware

Desbloquear iPhones já não é problema para o FBI

Os casos do desbloqueio de iPhones por parte da Apple ou do desenvolvimento de um qualquer software capaz de o fazer, podem ter acabo de vez.

O governo norte-americano desbloqueou mais um iPhone, de um caso em Nova Iorque, sem a ajuda da Apple e, desta vez, não teve que pagar quaisquer milhões de dólares para o conseguir.

A luta entre o FBI e a Apple ficou “suspensa” quando o primeiro conseguiu encontrar uma forma de aceder aos conteúdos do iPhone, recorrendo a técnicas que não quis revelar. Mas o desbloqueio deste iPhone teve um custo, que se soube ter sido bem elevado. O FBI terá pago mais de 1,3 milhões de dólares para conseguir aceder aos dados do smartphone do atirador de San Bernardino.

Este caso não era o único em que a Apple estava notificada para ajudar a desbloquear um dos seus equipamentos, mas pode ser que o FBI não tenha mais essa necessidade sempre que quiser aceder aos dados de um iPhone.

O Departamento de Justiça norte-americano colocou um ponto final na disputa com a Apple sobre um iPhone bloqueado em Nova York. Segundo o próprio governo, o FBI não precisa mais da ajuda da empresa para desbloquear este telefone em específico, envolvido num caso de tráfico de drogas, já que conseguiu obter o acesso ao mesmo por outra via, de forma, aparentemente, gratuita.

Este é assim o segundo caso conhecido em que o FBI descartou a ajuda da Apple, nas últimas semanas, depois de encontrar meios alternativos para desbloquear um telefone da marca da maçã.

Existe um outro caso em Massachusetts em que também foi exigida a intervenção da Apple no desbloqueio do smartphone de um gangster e que, até ao momento, a empresa ainda não cedeu… mas o mais provável é que o desfecho venha a ser o mesmo que o dos já relatados.

Bloomberg

Exit mobile version