Depois de o embaixador de Israel em Portugal anunciar boicotar a Web Summit, Paddy Cosgrave, CEO do evento, fez um comunicado a pedir desculpa.
Na sequência de várias opiniões polémicas partilhadas pelo CEO da Web Summit, nomeadamente, por via do X, o embaixador de Israel em Portugal, Dor Shapira, anunciou que o país não iria participar no evento, a acontecer em Lisboa, entre os dias 13 e 16 de novembro.
Pouco tempo depois do anúncio, que se disseminou pelos órgãos de comunicação e pelas redes sociais, Paddy Cosgrave emitiu um comunicado a pedir desculpa pelas afirmações que foi proferindo relativamente à guerra em Israel.
Compreendo que o que disse, o momento em que disse e a forma como foi apresentado causou profunda dor a muitos. Para qualquer pessoa que ficou magoada com as minhas palavras, peço desculpa, profundamente. O que é necessário neste momento é compaixão, e eu não transmiti isso. O meu objetivo é e sempre foi lutar pela paz. Em última análise, espero de todo o coração que isso possa ser alcançado.
Escreveu o CEO no blog da Web Summit, assegurando que sempre foi anti-guerra e pró-lei internacional.
My apologyhttps://t.co/8wfXPzGKyT
— Paddy Cosgrave (@paddycosgrave) October 17, 2023
Além disso, sublinhou que “inequivocamente apoia o direito de Israel existir e se defender”.