Pplware

dÉCIbEIS A MAIS: Detetados valores elevados no “inferno do céu” de Lisboa

A Associação ZERO tem estado a conduzir várias medições em contínuo do ruído ambiente na zona do Campo Grande, em Lisboa. A campanha“dÉCIbEIS A MAIS, O INFERNO NOS CÉUS”, pretende alertar e sensibilizar para o ruído dos aviões e o seu impacto na cidade de Lisboa, numa altura em que o Governo português pretende ampliar de forma muito significativa a capacidade do Aeroporto Humberto Delgado.

A Associação detetou já incumprimentos. Saiba quais os valores registados.


Para proceder a esta avaliação, a associação ZERO instalou um equipamento, devidamente homologado e certificado, ao final da tarde de 4 de julho (5afeira), tendo iniciado as medições pelas 17 horas.Entre as 23h de dia 4 e as 7h do dia 5 de julho foi ultrapassado o valor limite previsto na legislação (Ln = 55 dB), tendo sido registado um valor Ln = 66,5 dB.

O gráfico abaixo mostra a medição em contínuo realizada entre as 23h e as 7h. Os picos correspondem à passagem de aviões nas imediações.

A este propósito, a ZERO constatou hoje, através do número de movimentos no aeroporto de Lisboa registados no site da ANA – Aeroportos de Portugal S. A. (partidas e chegadas), que no período entre a meia-noite e as 6h, foram registados 28 movimentos, em violação clara do regime de exceção.

A ZERO convida ainda os cidadãos a associar-se à campanha, que está também a decorrer em simultâneo nas redes sociais. A medição em contínuo está a ser transmitida por streaming para a página de Facebook da ZERO. Quem o desejar pode realizar monitorizações via software de medição de ruído, disponível para smartphones, podendo assim também contribuir para uma monitorização cidadã ativa, partilhando os seus resultados no Facebook, Twitter e Instagram (@ZEROasts).

No Android, para Android, deve descarregar da PlayStore uma de duas aplicações: Sound Analyzer ou iNVH. Para iOS, descarregar da AppleStore a aplicação iNVH.

Exit mobile version