Pplware

Debate – O futuro das consolas de gaming

Por Cláudio Catarino para o Pplware As consolas estão 5 anos atrasadas! É o que muitos analistas de gaming têm afirmado.

No meu ponto de vista e de vários especialistas na área gaming, o conceito de consola está a ser completamente e gradualmente modificado. Quando falamos em consola focamo-nos logo naquela caixinha em que jogamos os nossos jogos favoritos. Hoje em dia, uma consola faz muito mais que isso… conseguimos aceder as redes sociais, ver vídeos na internet e claro correr os nossos jogos favoritos.

Mas quando nos referimos a uma consola, estamos a referir-nos a uma tecnologia gaming e desse ponto de vista o conceito não evolui assim muito, continua a ser uma caixa com comandos, que tem vindo a sofrer melhorias especialmente a nível de grafismo…. mas nada demais.

Será mesmo que as consolas são uma tecnologia atrasada no mundo de hoje??!?!

Temos a Nintendo que se conseguiu chegar um pouco mais à frente com a sua consola WII, que coloca a tecnologia de movimento. Foi uma grande novidade, mas muito tardia. Mais tarde a Microsoft lançou a Kinect para a Xbox e a Sony o Move para a Playstation 3 , ficando assim igualadas à Nintendo.

Ao chegar até esse novo conceito de jogabilidade, essa nova tecnologia demorou imenso tempo a ser lançada, acabando por parar de evoluir, novamente.

Mas poderá haver um motivo dessa fraca evolução, hoje em dia, o consumidor prefere, e está habituado a ter uma tecnologia que abranja várias sectores, que dê mais funcionalidades, do que ter só uma “máquina” que nos permita fazer uma única coisa. Por esse motivo é que as empresas de consolas tentaram coloca-las mais abrangentes, dar essa tecnologia não só aos consumidores do mundo gaming mas sim a todos eles.

Estamos numa nova era da tecnologia, uma era que as pens e os CDs poderão desaparecer, como foi o caso das disquetes. Actualmente o armazenamento tornou-se mais “lógico” do que físico local, uma vez que as Clouds estão cada vez mais presentes em todos os serviços.

Com o surgimento das Couds, certas indústrias começaram a optar por outro tipo de mercado, como é caso do mercado das consolas..permitindo assim que o jogador possa jogar/continuar o seu jogo em qualquer lugar.

Depois o poder dos actuais Tablets/Smartphones no panorama internacional de gaming. Actualmente existem equipamentos com uma performances fantásticas, gráficos ainda melhores,  com saídas HDMI…e ainda com a  possibilidade de se  jogar num sistema multi-plataforma.

Um exemplo relevante, é o da PS Vita, que permite continuar um jogo iniciado no conforto do nosso lar numa PS3 e continuar a jogá-lo nos transportes públicos através, por exemplo, de uma PS Vita. Isto realçando também, a Cloud, que sustenta todo este sistema.

Além da tecnologia Cloud, smartphone e tablets… também temos visto que as televisões já não são como antigamente, actualmente uma televisão/ Smart Tv, temos acesso a Internet, existem entradas USB para carregar e gravar os jogos…enfim …está completamente mudada e cheia de novos gadgest e funcionalidades, quem vão mais além da visualização  de simples canais televisivos.

Com o avanço tecnológico das televisões e com o aparecimento das Clouds, podemos estar prestes a ver o desaparecimento da nossa “querida” caixinha à qual chama-mos consola. Jogar os nossos jogos favoritos, aceder á Internet, ver os nossos canais televisivos favoritos, ouvir musica etc…. Tudo isto centralizado na nossa Smart TV, e podendo colocar os nossos jogos na Cloud! Por exemplo, a smartTV LG LEX8, apresentada no ano passado,  já tem jogos instalados que podem ser jogados como se uma Wii se tratasse, com o comando da TV a funcionar como se um comando da Wii.

E vocês, acreditam que as consolas terão de se (re) inventar?

Exit mobile version