Uma das novidades mais controversas dos novos iPhone 7 e iPhone 7 Plus é a exclusão da comum porta de áudio de jack 3,5mm. A sua estratégia ficou clara, ao anunciar um novo dispositivo áudio sem fios, os AirPods, ainda que possa continuar a utilizar os seus headphones com fios ou directamente ligados à porta Lightning, ou com o auxílio de um adaptador.
Mas se esta pequena alteração foi tão contestada pelos consumidores, a verdade é que a Apple poderá ter criado mais uma tendência. Agora, parece que a Samsung também poderá acabar com o jack de 3,5mm para dar lugar a uma porta de áudio proprietária nos seus smartphones.
O rumor de que a Samsung poderá está a planear criar uma porta de áudio própria para os seus smartphones surgiu através do site Geek. Segundo indica a fonte, a Samsung apenas está a explorar a ideia, para perceber a sua viabilidade.
Seria esta uma boa estratégia para a grande concorrente da Apple?
A resposta é difícil de dar, principalmente numa fase tão conturbada para a Samsung, em que ainda não se sabe como é que a epopeia em torno do seu Galaxy Note7 vai acabar.
Apesar da Samsung ser a marca que domina o segmento de topo no mundo do Android, é evidente que não exerce a mesma influência sobre os seus utilizadores como a Apple que, de certa forma, segue um caminho de uma forma autónoma.
Recorde-se ainda a insatisfação que a exclusão do cartão microSD no Galaxy S6 trouxe aos consumidores, tendo a marca que o repor no modelo seguinte. A exclusão do jack de áudio de 3,5mm poderia criar uma nova onda de insatisfações sobre a marca.
Apesar disso, quando há uma grande novidade neste sector, é perceptível que, mais cedo ou mais tarde, passe a tendência, como foi com o sensor de impressões digitais. Logo, a Samsung será a melhor empresa no mundo do Android para começar a substituir as portas de áudio e, quem sabe, criar uma norma a ser adoptada por muitas outras marcas.