Pplware

CyberKnife M6: Precisão submilimétrica no combate ao cancro

O cancro é uma doença na qual as células do nosso organismo, por terem sofrido mutações no seu DNA, se dividem sem controlo e adquirem propriedades durante esse processo de divisão descontrolada de invadir outros tecidos e de não morrer. As células de cancro têm a capacidade de se espalharem pelo organismo usando os sistemas circulatório e linfático, dando origem a metástases.

Esta doença continua a matar milhões de pessoas em todo o mundo, mas em Portugal existe já uma máquina super precisa de combate o cancro. Vamos conhecer a CyberKnife.


O CyberKnife M6 é um equipamento inovador de radiocirurgia que permite tratamentos feitos de forma muito localizada e com uma precisão superior à obtida com radioterapia convencional, permitindo melhores resultados e por esse motivo provocando menores danos nos tecidos saudáveis.

Este tipo de tratamento oferece uma nova esperança, abrindo portas aos portadores de uma doença oncológica inoperável ou mesmo em alguns casos para os doentes que procuram uma alternativa à cirurgia. Com esta tecnologia é possível tratar em algumas sessões uma ou mais lesões, independentemente da sua localização anatómica.

CyberKnife – precisão submilimétrica no combate ao Cancro

A precisão submilimétrica da CyberKnife permite ainda compensar, no decurso do tratamento, as variações de posição anatómica decorrentes dos movimentos fisiológicos dos órgãos que estão a ser tratados, ou corrigir o seu posicionamento devido aos pequenos movimentos do doente durante a sessão de tratamento. Por essa razão o doente não necessita de estar totalmente imobilizado, o que confere maior conforto durante o tratamento.

Os tratamentos são não invasivos, feitos invariavelmente em regime de ambulatório, com duração de 20 a 40 minutos e sem anestesia.

Principais indicações para utilização da CyberKnife

CyberKnife M6 existe em Portugal

A CyberKnife M6 ronda os 6 milhões de euros e em Portugal e está disponível no Instituto CUF de Oncologia no Instituto CUF Porto.

Esta solução de Radiocirurgia/Radioterapia robótica veio permitir a muitos doentes não terem de se deslocar ao estrangeiro para poderem ser submetidos a esta modalidade terapêutica, bem como aos profissionais que com ela trabalham, poderem pertencer à primeira equipa portuguesa que integra uma rede de investigação e ensino dedicada a uma das mais avançadas soluções de tratamento na área Radioncológica a nível mundial.

Exit mobile version