Pplware

CyanogenMod quer eliminar dependência da Google no Android

A associação do Android à Google é algo inato na mente de todos os utilizadores deste sistema operativo. Sendo desenvolvido pela Google e pela sua comunidade, este sistema tem crescido e sido um dos pilares do mercado dos dispositivos móveis.

Mas a existência de outras empresas e outras comunidades têm vindo a criar versões alternativas do Android, cada vez mais interessantes e usadas.

A Cyanogenmod tem vindo a crescer neste mercado e agora quer retirar a dependência da Google destes desenvolvimentos e tornar o Android livre do controlo desta empresa.

A Google trata de todos os desenvolvimentos do Android de forma abrangente e tenta concentrar em si as novidades que querem que surja e que entendem ser as necessárias.

Ao mesmo tempo que gerem esses desenvolvimentos a Google consegue também incorporar as suas aplicações e os seus serviços, tornando o Android e os seus utilizadores dependente mais uma vez da Google.

Esta situação de dependência da Google é incómoda para a maioria das empresas que desenvolvem as suas versões do Android, que querem ao máximo libertar-se da Google e de todas as suas aplicações.

Esta é a ideia que do CEO da Cyanogenmod, que quer eliminar de forma total a dependência que o Android tem da Google, tornando-o mais aberto e mais livre de todo o controlo que esta empresa exerce nos desenvolvimentos desta plataforma.

We’re making a version of Android that is more open so we can integrate with more partners so their servicers can be tier one services, so startups working on [artificial intelligence] or other problems don’t get stuck having you have to launch a stupid little application that inevitably gets acquired by Google or Apple. These companies can thrive on non-Google Android.

Para isso a Cyanogen está já a desenvolver a sua própria versão do Android, baseada no AOSP, abrindo ainda mais possíveis desenvolvimentos e parcerias com outras empresas e outros parceiros, quer no desenvolvimento de serviços quer de aplicações específicas e que podem ser incluídas directamente no Android.

Esta é uma ideia que muitos já tiveram e que quiseram realizar. As próprias versões que a Cyanogenmod usa são uma pequena abordagem a este conceito, mas que mantêm ainda muitos elementos que a Google controla.

O maior problema, e para o qual a Cyanogen vai ter de encontrar solução, está nas patentes que o Android usa e que são pertença de outras empresas, estando neste momento a Google a suportar os custos de utilização.

Empresas como a Microsoft ganham anualmente valores muito elevados apenas baseados no licenciamento e na utilização de patentes de que são donas e que a Google, e em particular o Android, usam.

A criação destas versões teria de conseguir contornar estas questões ou pelo menos arranjar quem suportasse estes custos elevados.

Exit mobile version