Pplware

Cyanogen recusou compra por parte da Google

O formato aberto do Android permite que qualquer um possa pegar no código fonte e criar a sua versão personalizada ou adaptada às suas necessidades. São várias as empresas que já o fizeram e que têm as suas versões disponíveis nos seus equipamentos.

A Cyanogen é uma dessas empresas, sendo esta dedicada à criação da sua própria versão do Android. Em informações recentemente publicadas, soube-se que a Google terá tentado comprar a Cyanogen, tendo sido rejeitada essa proposta de forma tácita.

A Cyanogen dedica-se a criar uma versão de Android, mais limpa e optimizada para correr num vasto leque de equipamentos, sendo completamente independente da Google e de todas as regras impostas pela gigante das pesquisas.

Tem já no mercado um dispositivo baseado na sua versão de Android fruto de uma parceria com a OnePlus. O OnePlus One, que muitos bem conhecem, usa uma versão de Android própria e que nada tem a ver com a versão final do Android que podemos ver na maioria dos equipamentos.

À parte desta versão do OnePus One, a Cyanogen tem ainda a sua versão disponível, a CyanogenMod, que também é conhecida de todos os que usam Android.

De acordo com o site The Information, a intenção de compra da Cyanogen por parte da Google surgiu numa reunião de Sundar Pichai, responsável na Google por tudo o que diga respeito ao Chrome e ao Android, com os responsáveis da Cyanogen.

A proposta foi de imediato rejeitada pelo facto de a Cyanogen pretender manter a sua independência na criação das suas versões do Android. Do lado da Google, a ideia e a intenção seria manter o controlo sobre o Android e sobre as suas ramificações e o seu ecossistema.

A Cyanogen tem procurado garantir financiamento próprio de vários investidores, querendo atingir a meta dos mil milhões de dólares, para poder manter e até aumentar os seus projectos, garantindo assim a continuidade dos seus desenvolvimentos.

É sabido que para além do seu acordo com a OnePlus estará perto de conseguir também que a empresa Micromax, uma das marcas com maior número de vendas de equipamentos na India, um mercado com imensas potencialidades para os equipamentos Android.

É este acordo que a Cyanogen tem usado para convencer os seus possíveis financiadores a investirem na empresa.

Esta decisão da Cyanogen em recusar a compra por parte da Google mostra que está empenhada em manter-se isenta e completamente independente na criação de versões do Android.

As suas versões têm uma das maiores legiões de adeptos por serem muito mais rápidas que as oferecidas pelas marcas e por conseguirem correr em equipamentos que foram abandonados pelas mesmas marcas.

Exit mobile version