Pplware

Cyanogen Inc. pondera um novo rumo

Cyanogen inc 2

A Cyanogen Inc. é uma empresa bastante conhecida no meio tecnológico, sendo responsável por uma das mais conhecidas ROMs, a CyanogenMod.

Segundo algumas fontes, a Cyanogen Inc. estará a iniciar um processo de reestruturação e pondera seguir uma nova estratégia para a empresa.

A Cyanogen Inc. é uma empresa criada há quase 3 anos, por um grupo de developers da CyanogenMod que pretendiam dar uma orientação mais comercial à experiência adquirida no desenvolvimento de ROMs para Android.

O produto mais conhecido desta empresa é o CyanogenOS, um sistema operativo baseado em Android e que, através da parceria com alguns fabricantes, que equipam de fábrica alguns equipamentos com os quais já estamos familiarizados, como o OnePlus One e o Bq X5.

Segundo avançam algumas fontes citadas pelo Android Police, a Cyanogen Inc. estará a proceder a uma reestruturação interna, que resultará no despedimento de uma larga proporção dos seus trabalhadores, em especial da área de Open Source, podendo esta mesmo encerrar, assim como alguns trabalhadores da área da qualidade e do suporte a utilizadores.

No total, já foram despedidos 30 dos 136 trabalhadores espalhados por todo o mundo, o que representa cerca de 20% da força laboral da empresa. Além dos despedimentos, alguns escritórios mais pequenos, como o de Lisboa e alguns na Índia, estão a ser encerrados. Estes números podem ainda aumentar nos próximos dias.

Na base desta reestruturação, está uma mudança estratégica que a empresa pretende implementar, centrando o foco no desenvolvimento de apps. Este novo rumo pode significar um foco na iniciativa Mod, um novo projecto da empresa que consiste numa plataforma que abre o Android framework da CyanogenOS, permitindo uma maior integração de aplicações e serviços em áreas de software que estão, normalmente, fechadas.

Depois de alguns problemas registados com algumas parcerias, como a OnePlus, e de alguns modelos planeados com o CyanogenOS que nunca chegaram a sair, esta poderá ser uma nova tentativa de encaminhar a Cyanogen Inc. de novo para um destino de maior sucesso.

Exit mobile version