Pplware

Curiosidades: Sedentarismo!

O sedentarismo é considerado como a doença do século, está associada ao comportamento quotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Definido também como a falta e/ou ausência e/ou diminuição de actividades físicas ou desportivas. Pessoas com poucas actividades físicas e que perdem poucas calorias durante a semana são consideradas Sedentárias ou com hábitos Sedentários.

Passas muito tempo sentado em frente ao PC? Então já deves ter sentido os sintomas de má circulação. Este problema afecta uma grande parte da população, principalmente porque os nossos hábitos de vida mudaram drasticamente, senão vejamos: quem passava 8h (ou mais) sentado a trabalhar (ou a jogar)?

Os empregos alteraram o nosso padrão de vida e nós alterámos a resposta do nosso organismo. Todos os dias o nosso corpo luta contra estas agressões, sim agressões!!! é uma violência ficar na mesma posição horas a fio… Temos de ganhar esta consciência!!!

O que é a “má circulação”?O coração bombeia com alguma intensidade o sangue para chegar às zonas mais distantes, como pernas e pés. Mas as veias que deviam conduzir o sangue de volta contêm pequenas válvulas que se tornam insuficientes. Ao não fazerem a pressão suficiente para trazer o sangue de volta, fica assim estagnado nessa zona o sangue que devia subir. Como a força da gravidade também não ajuda, passamos a ver então a dilatação venosa (com veias dilatadas e/ou tortuosas) por expansão que é o mesmo que falta de retorno venoso.

Regra geral apontamos para as pernas, porque são apenas o sinal mais visível, mãos e pés sempre frios ou demasiado quentes são alertas a ter em conta. Outros como sensação de cansaço, peso e dor nas pernas, comichão, inchaço (edema), são para levar em consideração.

Algumas causas: Obesidade, falta de exercício, gravidez, prisão de ventre, envelhecimento, sapatos altos e claro as profissões que ajudam a acentuar a inflamação.

Prevenir:

– Sapatos com salto médio ou baixo, roupas confortáveis. Não se exponha ao calor prolongado, evite cruzar as pernas e sobretudo mude com frequência a posição de trabalho de forma a vascularizar melhor, e aumentar o retorno do sangue. – Pratique exercício físico com regularidade, repouse com as pernas ligeiramente subida, cerca de 15 cm de altura ou se for mais grave coloque uma ou mais almofadas por baixo dos pés. – Melhore a sua alimentação: evite fritos, gorduras e bebidas alcoólicas. – Tabaco… o que mais se pode dizer… não ajuda nada nada!

Sugestões naturais: – AlhoHammamelisGingko bilobaCastanheira da ÍndiaCentelha asiática – Omega 3 e 6

Com a colaboração da Irina Silva – Homeopata – www.sounatural.com

Exit mobile version