A clonagem de cartões multibanco não é propriamente uma novidade. Apesar de as fraudes serem hoje muito no campo online, as técnicas “antigas” continuam a ser usadas pelos criminosos.
De acordo com a PSP, foram detidos dois homens que se dedicavam à clonagem de cartões multibanco.
Cartões Multibanco levaram à angariação de milhões de euros…
A PSP – Comando Metropolitano de Lisboa, através Divisão de Investigação Criminal, fez saber através das redes sociais que dia 14 de setembro procedeu à detenção de dois homens de 39 e 50 anos de idade, por serem suspeitos da prática dos crimes de falsidade informática, burla Informática e contrafação de Moeda/título equiparado.
Segundo o que é referido, um Polícia detetou movimentações estranhas de um cidadão que se deslocava reiteradamente a multibancos no centro da cidade, usando cartões bancários de cores garridas e sem aparentes inscrições de qualquer entidade bancária, levantando avultadas quantias monetárias.
Com base nesta suspeita, despoletou-se uma ação operacional com várias equipas da estrutura de investigação criminal da PSP, sendo recolhido um dos talões que o suspeito arremessou ao solo, permitindo concluir que a referida transação bancária era ilegítima e proveniente de um cartão clonado.
Da busca realizada, foram apreendidos vários objetos que, de forma altamente indiciadora, apontam no sentido de estes dois homens se dedicarem, em território nacional, à instalação de dispositivos de Skimming e cópia de cartões bancários. Através de dispositivos apropriados, copiam os dados constantes das bandas dos cartões bancários – débito e crédito – gravando o código “pin” dos mesmos para, seguidamente, com recurso a cartões contrafeitos, proceder a levantamentos bancários e transações comerciais com os mesmos, como se de fidedignos / originais se tratassem.
- 46 cartões de banda:
- 26 em branco e aptos a receber informação bancária;
- 17 cartões contrafeitos (contendo legítimos dados de cartões bancários);
- 3 cartões legítimos;
- 26 590 euros em notas do BCE;
- 23 Dispositivos artesanais de captação de vídeo com duas baterias e respetivos cartões de memória;
- 16 dispositivos artesanais de clonagem/leitura de banda magnética de cartão bancário, Skimmers;
- 29 baterias;
- 6 cartões de memória;
- 3 telemóveis;
- 1 motociclo;
- 2 computadores portáteis;
- 1 dispositivo artesanal USB ligação à respetiva entrada do aparelho/dispositivo artesanal de entrada de cartões para clonagem;
- 1 dispositivo com ligação USB de impressão de dados em cartões bancários;
- 2 chaves de residência;
- vários documentos e artigos avulsos relacionados com a atividade delituosa; e
- réguas e material de solda de precisão para montagem dos aparelhos supra referidos.
Estima-se que a atividade levada a cabo pelos detidos possa ter permitido lucros na ordem dos milhões de euros.