Quantcast
PplWare Mobile

Vai ao Multibanco? Muita atenção à clonagem de cartões multibanco

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. ervilhoid says:

    já nem na caixa uso cartão… mbway

    • Blackbit says:

      faz cada vez mais sentido…

      • Joaquim says:

        Exatamente. acho a utilização de Multibanco atraves de mbway. mais seguro.
        Acho que também houve uma atualização, na aplicação de MBWay, que pede activar GPS quando para utilizar multibanco. (Esta deve ter sido devido ao aumento de burlas por mbway).
        Mas mbway, não só facilita o uso, como também mais seguro.

    • Zé Fonseca A. says:

      Vais de férias para o algarve e mal tens ATMs da rede SIBS.
      Se se desconfia nada como puxar a ranhura do cartão, quando tem clone é facil notar e remover.

  2. Márcio says:

    Uma pergunta de leigo: A clonagem deixaria de funcionar se em vez de bandas magnéticas os cartões apenas tivessem um chip?

  3. Há cada gajo says:

    Um conselho de amigo : usem apenas e só as máquinas multibanco que estão nas dependências bancárias. O pessoal é obrigado a verificar diariamente o correto funcionamento das mesmas.

    • David Guerreiro says:

      E não só. Dentro das agências existe vigilância vídeo garantidamente, e caso alguém se meta ali a tentar instalar artimanhas dessas, arrisca a ter a polícia a bater-lhes no ombro. Por isso escolhem multibancos na rua e sem videovigilância.

      • Há cada gajo says:

        As da rua não podem ter camaras de videovigilância porque a proteção de dados não deixa… É o que temos.

        • Carlos says:

          Não é bem assim, as ATM da Euronext têm todas (ou quase todas) câmara de vigilância

        • PFe says:

          Não é bem assim. Já houve uma lei que não permitia filmar a via pública. Foi revertida em 2014 para permitir video-vigilancia em bairros com índices de criminalidade alta, pontes e viadutos. Mais tarde com a lei de protecção de dados estendeu-se ao domínio público – até porque hoje em dia toda gente anda com 2 cameras no bolso

    • Joao Ptt says:

      Não se fiem nisso, a malandragem não se importa de arriscar a prisão, tenham sempre todos os cuidados à mesma.

  4. RM says:

    MBWAY… Ma aos anos…

  5. David Guerreiro says:

    Acho que já é hora dos cartões de débito e crédito deixarem de usar as bandas magnéticas, e passar a ser só chip. Os bancos poderiam dar o exemplo e começar a permitir a abertura das portas das agências com chip, em vez de ter de passar a banda. As bandas magnéticas danificam-se facilmente e há muitos cartões que têm de ser reemitidos devido a isso.

    • Joao Ptt says:

      Não vai servir de muito, a malandragem pode ler os dados de pagamento do NFC (pagamento por proximidade) e como obtêm o PIN (via câmara e/ ou teclado falso por cima do verdadeiro) conseguem furtar os dados necessários na mesma para as transacções fraudulentas.

      Isto só lá vai com os bancos a exigirem a confirmação de todas as operações numa aplicação no smartphone ou similar, de outra forma a pessoa está sempre tramada, não tem como prevenir tais operações fraudulentas.

    • Antidogmata says:

      Tinha até a convicção que já não era possível o uso da banda magnética na rede de multibanco, apenas o chip…

  6. Luis Henrique Santos Silva says:

    já é raro usar cartão no multibanco, e quando uso, vou a sítios mais seguros.

  7. falcaobranco says:

    MBWAY sempre… entao naquelas de rua que sao suspeitas… nem se fala…

  8. Ze says:

    sim sim MBWAY e que os telefones não são mais faceis de serem hackeados

  9. PorcoDoPunjab says:

    Espero bem que o nosso valoroso sistema de justiça, que tão boas provas tem dado do seu correcto funcionamento, condene estes chico espertos a 25 anos de trabalhos forçados…
    Não tenho dúvidas nenhumas que tal vai acontecer..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.