Desde que o Facebook comprou o WhatsApp, há dois anos, que estes dois serviços se têm mantidos separados e independentes um do outro.
Mas esta separação pode ter os dias contados, com uma alteração que está a chegar na mais recente versão. Os dados dos utilizadores do WhatsApp vão passar a ser enviados para o Facebook.
A actual versão beta do WhatsApp está a ser testada por um conjunto alargado de utilizadores, para que sejam descobertas falhas e que depois sejam corrigidas.
Mas para além destes testes, alguns utilizadores têm estado a avaliar o código que está presente e algumas descobertas interessantes têm sido feitas.
A mais relevante que foi descoberta mostra que o Facebook poderá estar a preparar-se para mudar as regras do jogo com o WhatsApp e passar a recolher a informação dos utilizadores do WhatsApp. Esta novidade surgiu e está presente de forma não directa nesta versão do WhatsApp, mas tudo indica que de futuro irá estar activa.
Não está claro quais os dados que vão ser disponibilizados para o Facebook, mas a informação presente garante que se destina a melhorar a utilização deste serviço. Provavelmente irá ser partilhada a lista de contactos e outra informação geral do utilizador.
Para já a opção de autorização de partilha de dados com o Facebook está desabilitada, mas é provável que no futuro passe a estar activa por omissão. É no entanto importante que o Facebook tenha disponível a possibilidade de desactivar esta partilha.
Esta novidade foi descoberta pelo programador Javier Santos, que recorrendo a alguns comandos conseguiu activar a nova opção. Estes comandos foram partilhados para que todos os que têm esta versão de testes instalada a possam activar.
Esta mudança das regras do WhatsApp segue a mesma linha de muitas outras que o Facebook já aplicou antes. A recolha destes dados vai alimentar ainda mais o Facebook e assim permitir conhecer melhor os utilizadores deste serviço.