…e para o novo AW159 Wildcat.
A Critical Software está a trabalhar num novo sistema de planeamento de missão para as frotas de helicópteros Apache e para o novo AW159 Wildcat do Reino Unido.
No âmbito do desenvolvimento de funcionalidades adicionais para o sistema, bem como da gestão da integração dos sistemas, a experiência da Critical Software é um factor essencial para assegurar a concretização destas plataformas, com a frota de Apaches actualmente a operar nas zonas de conflito do Médio Oriente.
Este projecto vai ser desenvolvido em colaboração próxima com a AgustaWestland e o Ministério da Defesa do Reino Unido. Em 2011, a subsidiária da Critical Software no Reino Unido obteve um crescimento de 100% no que se refere ao seu volume de negócios, contribuindo decisivamente para os resultados consolidados do grupo Critical Software.
Gonçalo Quadros, chairman da Critical Software, refere que “dada a relação que tempos com a AgustaWestland e a confiança que em nós depositam, foi-nos confiado o desenvolvimento deste importante sistema. O melhor sistema no mundo não vai atingir o seu potencial máximo se não estiver sempre a operar eficientemente e não for seguro. Se um componente crítico falha, o sistema falha. A nossa missão é ajudar a fazer deste o melhor sistema possível, minimizando os riscos enquanto otimizamos a performance.
Este projeto é outro grande passo no crescimento internacional da Critical Software no domínio da aeronáutica como um integrador de sistemas terrestres, logísticos e gestão de performance de frotas.”
Esta Ferramenta de Gestão de Frota apresenta em tempo real, a disponibilidade e disposição da frota, conferindo aos gestores da mesma a capacidade para uma tomada de decisão dinâmica, e consequentemente uma utilização óptima das aeronaves. Com este sistema é possível fazer a gestão distribuída de um conjunto de helicópteros por vários grupos dentro do Ministério da Defesa Britânico com diferentes requisitos no que toca às configurações das plataformas e teatros de operações.
A aplicação garante assim uma alocação da frota solicitada com o mínimo de custo de ciclo de vida, ao mesmo tempo que assegura a capacidade de voo com segurança, minimizando o tempo de manutenção e consequente desperdício de horas de operação. Esta ferramenta poderá no futuro ser utilizada por qualquer operador de qualquer tipo de aeronave ou veículo e tornar-se na aplicação standard no campo do planeamento e gestão de frotas.
Rui Cordeiro, Director-executivo da Critical Software, salienta que depois do trabalho já realizado no desenvolvimento de um HUMS/SHM (Health & Usage Monitoring System/Structural Healt Monitoring), este “sistema de Planeamento de Missão e Frota entra pelo porta grande no nosso portfólio, ao reforçar o bom trabalho que temos feito no desenvolvimento de sistemas no mercado de Aeronáutica.
O Sistema de Monitorização HUMS/SHM adquire, analisa, transmite e armazena a informação recolhida através de software a bordo que verifica os componentes essenciais para que o voo seja efectuado em segurança. As métricas recolhidas – por exemplo valores de torção, pressão ou temperatura a que as várias peças estão sujeitas – são depois enviadas para o sistema de apoio terrestre que as vai analisar para analisar com precisão a saúde dos sistemas,” refere.
De acordo com Mike May, responsável pelo Sistema de Suporte Logístico da AgustaWestland “a equipa dedicada da Critical Software tem sido um recurso chave no desenho, desenvolvimento e fase de projecto, concebendo uma solução que correspondeu ou excedeu todas as expectativas da AgustaWestland.”