Pplware

Vamos criar uma máquina Linux na Google Cloud Platform

Nos tempos que correm há cada vez mais IaaS (Infraestrutura como Serviço), como o Microsoft Azure, LunaCloud, AWS e Google Cloud Platform.

Depois de ensinarmos como criar um servidor Linux no serviço da empresa portuguesa LunaCloud, hoje vamos mostrar como podemos criar na plataforma da Google.

A Google oferece um período de avaliação do seu serviço com um crédito de 300 dólares (+- 284€) ou até dois meses de utilização. Hoje vamos mostrar como é fácil criar uma instância de uma máquina Linux neste serviço.

Criar instância

As plataformas de serviço da Google trabalham com projetos! Assim, a primeira coisa que se precisa de fazer é criar um. Depois de criado, é apresentado o ecrã de utilizador com diversas opções.

No menu lateral do utilizador aparecem os vários serviços que a Google Cloud Platform disponibiliza. Para este tutorial vamos selecionar a opção “Compute Engine”.

Nesta secção é onde se faz a gestão das instâncias do projeto, desde a sua criação, à gestão de recursos e snapshots.

No menu de criação da instância existem várias opções relativas à zona do data center que se quer utilizar, ao sistema operativo que a instância vai ter e aos recursos que vão estar disponíveis.

Para esta demonstração foi escolhida uma máquina com um CPU single core e com 3.75 GB de memória RAM. Em relação ao sistema operativo, a Google tem um catálogo de sistemas operativos que vão desde Debian ao Windows Server. Para este tutorial foi escolhido o Debian GNU/Linux 8 com um disco SSD de 10GB.

 

Escolhido o sistema operativo, faltam dois pontos básicos para a criação da instância: permissões de acesso às APIs do Google Clould e algumas regras da Firewall.

Nas permissões de acesso às APIs, por omissão está escolhida uma conta de serviço e um acesso padrão às APIs, como escrita de logs do Compute Engine, leitura do Google Cloud Storage, etc (Saber mais aqui).

Na Firewall é disponibilizado ao utilizador duas opções relativas ao tráfego HTTP e HTTPs. Optando por permitir este tipo de tráfego na instância, isto vai criar na Firewall regras relativas aos portos utilizadas nesse tráfego.

Criada a instância, ligámo-nos via SSH, no menu das instâncias criadas.

Instalar Servidor Web

A instalação do servidor web é simples, bastando para isso correr o seguinte comando na instância:

sudo apt-get install apache2

Depois da instalação é necessário iniciar o serviço do Apache:

sudo service apache2 start

Aceder ao Servidor

Realizados os passos anteriores o servidor está instalado e em execução. Para isso basta aceder-lhe através do IP externo da instância. A informação do IP pode ser obtido na página das instâncias criadas. Acedido, o servidor mostra uma página de teste da Apache.

Se formos às regras da firewall reparamos que o porto 80 está aberto, pois na criação da instância foi permitido tráfego HTTP. No caso de ser preciso abrir outro porto, tem de ser criada uma regra específica para o mesmo.

E está feito! Se não conheciam a plataforma Cloud da Google aqui está um exemplo de como a podem usar. Como viram é simples e em poucos minutos têm uma máquina disponível ao serviço.

Exit mobile version