A Índia tem uma sociedade complexa no que toca ao respeito pela mulher, tem leis “locais” ainda pré-históricas e há um sentimento de insegurança até em locais mais triviais nos meios urbanos.
Na tentativa de criar alternativas à lei, à evolução da cultura, uma cientista indiana encontrou uma forma das mulheres se sentirem mais seguras quando andam na rua sozinhas. A jovem investigadora criou um adesivo que ajuda as mulheres em caso de violação.
Adesivo que pode evitar a violação
A ideia é ter um adesivo que seja discreto, simples de colocar no soutien e que, caso o soutien seja puxado de forma violenta, emita um sinal de alerta no exato momento em que a vitima está a ser atacada.
Para Manisha, cientista do Massachusetts Institute of Technology e criadora do adesivo, o ataque sexual é visto como uma doença da nossa sociedade que precisa de cura.
O Intrepid, assim se chama o adesivo, foi criado com o intuito de detetar, comunicar e prevenir os ataques sexuais em tempo real. Para este efeito não foram só pensados aquele tipo de ataques que acontecem na rua, sem que a mulher esteja à espera. O adesivo funciona igualmente numa situação em que a vítima seja drogada e fique sem reação ou um encontro que siga caminhos diferentes para o homem e para a mulher.
Acionado de duas formas diferentes
O Intrepid pode funcionar de duas formas diferentes. A forma passiva, em que a vítima aperta uma espécie de botão, que contacta com pessoas da sua confiança que a mulher escolheu para esse momento de ajuda, e a forma ativa que, é acionada quando o agressor tenta tirar a roupa da vítima. O dispositivo faz soar um alarme, envia por geolocalização o local onde a vítima se encontra e faz uma gravação de som para que, se necessário, seja utilizada como prova em tribunal.
O adesivo, de hidrogel, é confortável e de fácil aplicação. Liga-se através de Bluetooth, basta fazer o download da aplicação que vem com o Intrepid e inserir o número de cinco pessoas a quem telefonar ou mandar mensagem, em caso de emergência.
Mais uma vez a tecnologia ao serviço e em prole da segurança das pessoas. Através de gestos que se tornaram corriqueiros no nosso dia-a-dia, como fazer downloads, conseguimos sentir-nos mais seguros e confiantes para, neste caso, circular na rua sem problema.