Uma organização não governamental dedicada à defesa do meio ambiente apresentou uma lista dos telemóveis que mais radiações electromagnéticas emitem. O Moto VU204 da Motorola e o myTouch da T-Mobile lideram o ranking.
Da responsabilidade do Environmental Working Group, a lista analisou mais de um milhar de telemóveis, apresentando os detalhes relacionados com a energia emitida pelos dispositivos.
Além de ter o telemóvel que mais radiações electromagnéticas emite, a Motorola tem um total de cinco aparelhos no top 10 e o segundo telemóvel que menos radiações emite.
Pelo contrário a Samsung conseguiu ter cinco telemóveis nas últimas seis posições do ranking, ou seja, os telemóveis que menos radiações emitem.
Em comunicado uma das autoras do estudo, Olga Naidenko, afirma que «gostaríamos de poder dizer que os telemóveis são seguros, mas não podemos».
A investigadora realça que «os estudos mais recentes, apesar de não serem conclusivos, levantam grandes questões sobre o risco cancerígeno da utilização de telemóvel que devem ser analisados em mais pesquisas».
Top 10 dos melhores telefones em termos de radiações emitidas:
- Samsung Impression (SGH-a877) [AT&T]
- Motorola RAZR V8 [CellularONE]
- Samsung SGH-t229 [T-Mobile]
- Samsung Rugby (SGH-a837) [AT&T]
- Samsung Propel Pro (SGH-i627) [AT&T]
- Samsung Gravity (SGH-t459) [CellularONE, T-Mobile]
- T-Mobile Sidekick [T-Mobile]
- LG Xenon (GR500) [AT&T]
- Motorola Karma QA1 [AT&T]
- Sanyo Katana II [Kajeet]
Lista completa de equipamentos e radiações emitidas: link.
Com base neste estudo, a organização fez um apelo aos fabricantes para disponibilizarem aos consumidores informação sobre as radiações dos aparelhos, directamente nas lojas.SOL