Os testes rápidos da COVID-19 podem gerar um resultado “positivo” falso. Alunos do Reino Unido descobriram que ao usar sumo de laranja é possível falsificar os resultados dos testes rápidos.
Tal acontece, aparentemente, devido à acidez do sumo.
COVID-19: É possível enganar os resultados dos testes rápidos!
Os testes rápidos são usados para despistar a presença do vírus da COVID-19, o SARS-COV-2. Um professor de ciências do Reino Unido disse, revelou ao jornal “The Guardian“, que os seus alunos mostraram-lhe o efeito do sumo de laranja nos testes à COVID-19. Segundo revelou o professor, [os alunos] “Dizem que é uma ótima forma de ficar duas semanas fora da escola”.
O fenómeno parece estar relacionado com a acidez do sumo. O efeito também terá sido observado em vários outros alimentos e bebidas, incluindo ketchup e Coca-Cola.
Andrea Sella da University College London referiu que a descoberta não é surpreendente…
Se alguém deliberadamente estragar o protocolo, é claro que obterá um resultado inútil. Mas eu acrescentaria que não é um “falso positivo” no verdadeiro sentido. Porque falsos positivos são aqueles que ocorrem apesar da adesão ao protocolo
Jon Deeks, professor de bioestatística da Universidade de Birmingham referiu que…
Falsos positivos afetam não só aquela criança, mas a sua família e a sua bolha na escola, por isso [é] uma coisa muito egoísta de se fazer. Existem formas menos prejudiciais de fingir um dia de folga da escola
No portal “The Conversation”, Mark Lorch, professor de comunicação científica e química da Universidade de Hull, revelou que é possível detetar um teste positivo “falso” lavando-o com uma solução tampão que restaura o pH correto do dispositivo. Após esse processo, a linha “positiva” num teste falso desaparece, revelando o resultado negativo, revela o JN.
A falsificação pode causar preocupação, mas não durante muito tempo, isto porque qualquer pessoa com um teste positivo deve fazer um teste PCR, o que revelaria a veracidade do resultado obtido no teste rápido.