Pplware

COVID-19: Saiba qual o tipo de risco do seu concelho

Já se passaram mais de oito meses desde que foi registado o primeiro caso de COVID-19 em Portugal. Neste “longo” período, Portugal já colocou em prática várias medidas no sentido de controlar a pandemia.

Uma das mais recentes consistiu em criar 4 níveis de risco para se perceber a gravidade em cada concelho. Conheçam os últimos valores para os concelhos de Portugal.


A Incidência Cumulativa a 14 dias de infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19 corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada, por concelho, a 31 de dezembro de 2019, pelo Instituto Nacional de Estatística, IP. Habitualmente é expressa em número de casos por 100 000 habitantes.

Exemplo: Nos 14 dias anteriores ao dia de análise, 50 casos de infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19 foram atribuídos a um determinado concelho, com uma população residente de 150 000 habitantes.

Incidência cumulativa a 14 dias = (50/150 000) x 100 000 = 33,3 casos por 100 000 hab.

Qual a Incidência cumulativa da COVID-19 do seu concelho?

No boletim epidemiológico lançado ontem pela DGS, é possível ver os números diários da doença em Portugal. Além disso, é disponibilizada a incidência cumulativa a 14 dias (de 6/11/2020 a 19/11/2020) para vários concelhos.

Há 4 níveis de risco:

A data utilizada corresponde à data de notificação do caso confirmado, constante na informação do inquérito epidemiológico, na primeira notificação clínica referindo um resultado positivo ou na primeira notificação laboratorial com resultado positivo.

Para a atribuição do concelho ao caso, é utilizada a morada de ocorrência identificada no inquérito epidemiológico ou na primeira notificação clínica com indicação de resultado positivo. Nos casos em que a morada de ocorrência é omissa, é utilizada a morada de residência do caso, registada no Registo Nacional de Utentes do Serviço Nacional de Saúde.

Conheça as medidas associadas ao nível de risco do seu concelho:

Saiba mais em Estamos On.

Exit mobile version