O Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) está a promover o primeiro painel serológico para a COVID-19 de cobertura nacional alargada, que permitirá dotar Portugal, e também a comunidade científica, da mais completa avaliação já realizada sobre a prevalência da infeção no país.
Se quer participar no estudo inscreva-se já e faça um teste gratuito à COVID-19.
O iMM precisa de 12 mil voluntários para fazer aquela que será a avaliação mais completa sobre a prevalência da COVID-19 em Portugal. Este estudo tem como objetivo determinar a proporção da população portuguesa que desenvolveu anticorpos contra o coronavírus, ou seja, que já esteve em contacto com o vírus, mas que permaneceu assintomática.
Entre 8 de setembro e 7 de outubro, doze mil voluntários farão um teste serológico gratuito. Isto permitirá, portanto, estimar a percentagem de indivíduos que foram expostos ao vírus SARS-CoV-2.
Como podem participar no estudo da COVID-19?
Os voluntários poderão inscrever-se através do site painelcovid19.pt. Para mais informação sobre o estudo, encontra-se disponível uma linha de apoio com o número 808 100 062.
O estudo baseia-se na realização de testes serológicos a 12 000 voluntários, tendo por base uma amostra representativa de Portugal. Em termos de densidade populacional e faixas etárias.
Os dados recolhidos serão usados apenas no âmbito do Painel Serológico Nacional COVID-19.
Seis meses depois dos primeiros casos de COVID-19 em Portugal, a informação sobre a incidência do vírus continua escassa. É importante, por isso, traçar um retrato da doença no país, que terá por base a avaliação mais completa sobre a prevalência da infeção em Portugal.