Muito se tem falado nos certificados digitais da COVID-19 aquando da vacinação ou nos testes à COVID-19 cujos resultados podem demorar também alguns minutos.
Agora surgiu um novo teste rápido ao sangue, que pode confirmar se uma pessoa já foi imunizada. Os resultados ficam disponíveis em menos de 5 minutos.
Precisa de viajar e não tem como confirmar que já se encontra imunizado? De acordo com a informação publicada na Futurity, agora há um teste que permite saber se uma pessoa se encontra com anticorpos. O mais interessante é o facto dos resultados serem apresentados em menos de 5 minutos.
O novo teste de anticorpos COVID-19 é semelhante ao usado em casa para determinar o tipo de sangue, onde o utilizador pica um dedo e coloca uma gota de sangue num cartão. Uma proteína de fusão desenvolvida pela equipa deteta se existem anticorpos que são produzidos pelo sistema imunológico para fornecer imunidade contra infeções futuras.
Como referido, os resultados são apresentados em menos de cinco minutos, mais rápido do que os testes de fluxo lateral atuais para detetar anticorpos. Este tipo de testes podem ser usados para validar se uma pessoa foi vacinada.
Veja como o novo teste da COVID-19 funciona…
De acordo com as informações, os investigadores usaram 400 amostras de sangue, sendo que metade eram de pacientes que já tinham estado infetados com a COVID-19. O teste criado identificou os anticorpos em pacientes que foram previamente infetados 87,5% das vezes, uma taxa superior aos testes ELISA realizados em hospitais, que requerem horas.