A COVID-19 continua a ser um tema de preocupação, apesar de já não ter o impacto do passado. No entanto, segundo os dados mais recentes, em Portugal estão a morrer diariamente cerca de 10 pessoas.
COVID-19: Mortes subiram em agosto
Portugal tem uma média diária de dez óbitos associados à COVID-19 e entre 200 a 300 casos de infeção, número que o epidemiologista Manuel Carmo Gomes considera estar a ser subestimado.
Numa declaração à Lusa, o epidemiologista referiu que…
Durante o verão, o número de notificações de casos positivos de covid-19 manteve-se bastante estável entre os 200 e os 300 novos casos por dia. São os casos que temos conhecimento e representam uma grande subestimação relativamente à realidade porque a maior parte das pessoas agora faz um autoteste e não reporta
Manuel Carmo Gomes revelou que em junho e julho registou-se um número mínimo de casos diários, abaixo dos 180, tendo subido em agosto, chegando a atingir 600 a 650 casos por dia.
De acordo com o epidemiologista, os óbitos também estiveram sempre muito estáveis ao longo de todo o verão e variaram entre os três a seis óbitos por dia, tendo-se registado um mínimo em junho (uma média de três óbitos diariamente) e uma subida em agosto associada ao aumento de casos.
“Em finais de agosto, Portugal atingiu os 10 óbitos por dia e é aí que estamos neste momento”, com uma média de 10 mortes por dia.