Já ouviu falar na variante Lambda? A pandemia está a crescer em Portugal e a culpa é das novas variantes. Se até agora as ameaças eram a variante Delta e a mutação da variante Delta, a Delta+, há agora uma nova segundo o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.
De acordo com as informações, a variante Lambda já foi detetada nalguns casos em Portugal.
A varitante Lambda apresenta sete mutações na proteína Spike
Segundo o que foi revelado, a variante Lambda foi identificada pela primeira vez no Peru, onde cresceu bastante. No entanto, esta variante já foi detetada em 29 países, onde se inclui Portugal. Esta variante é mais contagiosa e, de acordo com um estudo recente, ainda em pré-publicação, a variante Delta também parece também ser mais resistente às vacinas.
A Lambda apresenta sete mutações na proteína Spike (utilizada pelo vírus para se fixar às paredes externas das células humanas). A mutação que mais intriga é a L452Q, e é semelhante à L452R, a que explica porque é mais transmissível a variante Delta, revela o Expresso.
Em Portugal, o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge já detetou dois casos. O Centro Europeu de Controlo de Doenças considera que esta é uma variante a monitorizar tanto mais que na semana passada um estudo de investigadores da Universidade do Chile divulgou que a “Lambda” pode ser mais perigosa do que a variante Alpha (inglesa) e a Gamma (brasileira).