Suporte para Android, Ubuntu, Windows, Linux e Mac!
Em Maio deste ano apresentamos o projecto Raspberry Pi (ver aqui) que tem como principal objectivo produzir um computador miniatura por cerca de 17€ (segundo informações recentes da empresa, o Raspberry Pi começará a ser comercializado ainda este mês). Recentemente a empresa FXI Technologies deu a conhecer um projecto idêntico, o qual baptizou de Cotton Candy.
Cotton Candy é um pequeno computador (ou gadget, derivado de uma pequena pen USB) que permite transformar qualquer monitor/TV/PC num dispositivo inteligente com Android, Ubuntu ou outro sistema operativo.
Cotton Candy é uma Pen USB capaz de correr Android, Ubuntu e outros sistemas operativos (através de virtualização). Vamos conhecer quais as funcionalidades e especificações deste pequeno dispositivo.
Segundo informações da própria FXI Technologies “…o Cotton Candy fé um dispositivo de baixo custo que foi criado com o objectivo de “trazer” até aos screens (ex.monitor/TV), de forma segura, os serviços disponíveis na cloud….a “Internet das coisas” começa a ser uma realidade”.
Especificações técnicas
Tamanho e peso:
- Dimensões: 8cm x 2.5 cm
- Peso: 21 gramas
Processador, GPU e Memória Secundária
- Processador: ARM Cortex-A9@1.2GHz
- GPU: Quad Core ARM Mali-400MP
- Memória Secundária: 64GB num cartão microSD
Conectividade
- Wifi 802.11 b/g/n
- Bluetooth 2.1 + EDR
Software
- Android
- ubuntu
- Cliente de virtualização para Windows, Linux, Mac, etc.
Suporte para Audio/Video
- 480p/720p/1080p para MPEG4-SP/H.263/H.264 AVC/MPEG-2/VC1
- MP3, AAC, AAC+, Real Audio
- JPG, GIF, BMP, PNG
Interfaces
- USB 2.0
- HDMI 2.1
Principais utilizações
O Cotton Candy pode ser utilizado nos mais diversos cenários. No entanto, no site da empresa que criou o dispositivo existem algumas sugestões:
- Transformar um monitor com interface HDMI num monitor inteligente
- Para tal basta ligar o Cotton Candy á porta HDMI e o USB a uma fonte eléctrica. A partir daí podem usar um teclado/rato wifi ou Bluetooth para acesso aos diversos serviços da cloud.
- Transformar uma TV com interface HDMI num monitor inteligente
- (Situação idêntica ao do monitor)
- Ter mais do que um sistema operativo num PC
- Como referido, o Cotton Candy permite correr Android, Ubuntu,Windows, etc
Veja uma pequena reportagem sobre o Cotton Candy, de Borgar Ljosland – CEO da FXI.
Pessoalmente achei este projecto bastante interessante. Por um lado o tamanho reduzido do dispositivo e por outro as funcionalidades que o mesmo disponibiliza. Quanto ao preço oficial ainda não há qualquer informação mas correm rumores que o dispositivo custará certa de 150€.
Qual a vossa opinião sobre este projecto? Se tivessem um dispositivo deste tipo, onde o usariam?