Cada vez temos uma maior tendência de olharmos para o nosso smartphone a qualquer momento do dia. Mas, recentemente foi apresentado um estudo que mostra algo um pouco mais assustador.
Afinal, também acordamos para ver o smartphone… a meio da noite.
Nunca acordou durante a noite e foi espreitar o ecrã do seu telemóvel? Pois bem, não é o único.
Foi agora feito um estudo pela consultora Deloitte, que veio mostrar alguns aspectos relativos a como estamos dependentes da utilização do smartphone e das informações que ele nos dá. Todos pretendemos estar informados a toda a hora do que se passa, isto foi criando uma dependência psicológica deste tipo de dispositivos e que muitos ainda desconhecem.
Este foi um estudo que implicou cerca de 4 mil pessoas, mas que dá uma ideia que parece bastante real no que toca ao que acontece no dia-a-dia dos utilizadores.
Aparentemente, começa a ser um hábito acordar a meio da noite para verificar o estado das notificações do telemóvel e isto poderá ser grave.
O estudo é indicador de que um terço dos adultos do Reino Unido acorda a meio da noite para verificar o telemóvel, no entanto, indica ainda que a percentagem se eleva aos 50% no caso dos adultos com idades compreendidas entre os 18 e 24 anos. Mas há mais, os resultados conseguiram ainda mostrar que um décimo dos inquiridos vê o telemóvel assim que possa após acordar.
Assustado com os resultados? Pois é, mas há mais. Um terço dos que vêem o telemóvel quando acordam, admitem que o fazem nos primeiros 15 minutos após acordar.
Sem dúvida que as realidades se têm alterado e os utilizadores têm vindo a modificar-se de acordo com o que as tecnologias fornecem. Se antigamente as aplicações só funcionavam quando queríamos, agora estão a correr durante todo o período que o smartphone esteja ligado.
Quer sejam jogos ou aplicações de cariz social, é certo que agora estamos sempre a ser bombardeados com todo o tipo de notificações e isto faz com que não descansemos de forma correcta e nem nos desliguemos por completo da vida virtual.