Pplware

Coreia do Sul quer acabar com bloatware nos smartphones

Quando adquirimos um smartphone, especialmente com Android, é comum este vir “apetrechado” de aplicações  do fabricante. Estas aplicações pré-instaladas não são nativas da plataforma móvel e são como um “tipo de publicidade” que é gratuitamente incluído nos dispositivos móveis.

Atentos a tal situação, o Ministério da Ciência, Tecnologia e planeamento do futuro Sul Coreano quer proibir, de vez, a instalação de aplicações por parte do fabricante, garantindo assim que o dispositivo tenha mais memória de armazenamento e melhore a autonomia da bateria do dispositivo.

Foi através de um press release que o Ministério da Ciência, Tecnologia e planeamento do futuro Sul Coreano informou que quer acabar de vez com as aplicações pré-instaladas dos fabricantes nos dispositivos móveis (bloatware) , considerando que estas podem provocar concorrência desleal entre fabricantes e também por algumas são inconvenientes para os próprios utilizadores.

The move aims to rectify an abnormal practice that causes inconvenience to smartphone users and causes unfair competition among industry players

No entanto, o Ministério deixa uma reserva considerando que os fabricantes podem deixar aplicações para Wi-Fi, NFC e loja de aplicações. Todas as outras aplicações devem ser removidas dos dispositivos móveis já em Abril, quando a lei entrar em vigor no país.

Esta medida pretende “limitar” especialmente a acção da LG e Samsung já que estes fabricantes são os que mais bloatware incluem no dispositivos móveis….por exemplo o Galaxy S4 da operadora SK Telecom tem cerca de 80 apps pré-instalados, sendo que apenas 16 são da Google, 25 são da operadora e 39 são da própria Samsung.

Considera que esta medida deveria ser adoptada por outros países? Quantas aplicações usa do fabricante do seu dispositivo?

Exit mobile version