Com os olhos na guerra entre a Rússia e a Ucrânia, há outros conflitos que estão a acontecer em paralelo. Além do conflito entre o Taiwan e a própria China, também a Coreia do Norte e a Coreia do Sul estão em constantes “provocações”.
Segundo informações recentes, a Coreia do Norte terá disparado um míssil semelhante ao S-200 russo utilizado na Ucrânia.
Coreia do Norte descobriu fragmento do míssil
O Governo da Coreia do Sul revelou esta quarta-feira que recuperou os fragmentos de um míssil norte-coreano lançado há uma semana. Após a análise do míssil, a Coreia do Sul diz que este se assemelha ao S-200 russo, usado pela Rússia na Ucrânia.
Um fragmento do míssil de três metros de comprimento e dois metros de largura foi encontrado nas águas da Zona Económica Especial do Sul (ZEE), no mar do Japão (conhecido como mar Oriental nas duas Coreias).
Na terça-feira, o Ministério da Defesa da Coreia do Norte negou as acusações dos Estados Unidos de que Pyongyang está a fornecer munições de artilharia à Rússia para a guerra na Ucrânia, revela a SIC.
No dia 2 deste mês, Seul detetou o lançamento do que identificou como três mísseis balísticos de curto alcance, a partir da costa oriental, tendo um deles caído no mar, a apenas 57 quilómetros a leste da cidade costeira sul-coreana de Sokcho.
A Coreia do Norte sempre encarou as manobras militares EUA-Coreia do Sul como ensaios para uma invasão ou para derrubar o regime de Kim Jong-un.
As duas Coreias continuam tecnicamente em guerra, uma vez que o conflito de 1950-53 terminou com a assinatura de um armistício e não de um tratado de paz.