Pplware

Contour Crafting – Impressoras 3D constrói casa em apenas 24 horas!

A pobreza continua a ser um dos problemas graves da nossa sociedade. Em Portugal, com o aumento do desemprego e os cortes nos benefícios sociais, que é transversal a todos os estratos sociais, contabilizam-se mais 3 de milhões os que vivem em estado de pobreza e o número de sem-abrigos tem vindo a crescer exponencialmente. E se avaliarmos este cenário à escala mundial?

Identificado na pirâmide das necessidades humanas (pirâmide de maslow), na área das necessidades psicológicas, o abrigo/protecção é  uma necessidade fundamental ao ser humano. Mas como é que a tecnologia pode ajudar neste campo?


Habitação mais barata e com qualidade

No mundo são quase mil milhões os que vivem em pobreza extrema, sem qualquer tipo de condições humanas e sem cumprir qualquer item da pirâmide de maslow.

Recentemente, o professor Behrokh Khoshnevis da University of Southern California (USC) apresentou, no TedTalks uma tecnologia denominada de Contour Crafting que será sem dúvida uma excelente solução para resolver rapidamente e, com pouco investimento, a questão do abrigo para o ser humano com necessidades. Segundo refere Behrokh Khoshnevis é necessário evoluir os métodos de construção tradicional que sempre tiveram associados perigos com os trabalhadores, problemas com orçamentos, racionalização de processos, etc.

 

Fabricar uma casa de betão em 24 horas

Com a tecnologia de camadas Contour Crafting, que recorre essencialmente a impressoras 3D que usam betão para construção, passamos a construir a uma nova escala (à escala de edifícios).

Passamos assim ter uma construção automatizada, mais rápida, mais segura, onde a construção de um novo modelo de casas/edifícios apenas implica (quase) a mudança do programa do computador. Com a tecnologia Contour Crafting é possível instalar automaticamente, por exemplo, a rede elétrica proceder à pintura, etc, etc.

Melhor que descrever por palavras como tal tecnologia funciona, sugerimos que vejam o seguinte vídeo.

Impressionados? Confesso que depois de já ter visto a ideia da utilização de impressoras 3D para construir brinquedos e recentemente para a própria construção de armas, esta é sem dúvida a ideia mais fantástica e interessante para dar uso a esta tecnologia.

Um agradecimento ao Bruno Santos, da Comunidade Linux, pela partilha deste fantástico vídeo.

Exit mobile version