Certamente já se apercebeu que ter uma conta bancária custa dinheiro! O custo de manutenção das contas é diferente em cada entidade bancária e nesse sentido o Banco de Portugal disponibilizou gratuitamente um comparador de comissões.
Faça já a sua simulação e veja como pode poupar, anualmente, até 125 euros.
O Banco de Portugal disponibiliza, a partir de hoje, no Comparador de Comissões informação sobre 93 comissões relativas a serviços associados a contas de pagamento. Todas as instituições que disponibilizam estes serviços são obrigadas a reportar informação para este comparador (num universo de quase 200 instituições).
Esta ferramenta permite comparar, de forma simples e rápida, as comissões relativas a um conjunto de serviços bancários, nomeadamente os custos com a manutenção de conta (incluindo de conta pacote), disponibilização de cartões de débito e de crédito (incluindo cartões de crédito privativos), levantamento de numerário, aquisição de cheques e transferências.
Veja como tudo funciona
Informação divulgada no Comparador de Comissões
Além das comissões associadas à manutenção da conta de serviços mínimos bancários e à manutenção da conta base, disponíveis desde maio de 2017, o Comparador de Comissões inclui os seguintes serviços:
- Manutenção de uma conta de pagamento com características simples (por exemplo, uma conta de depósito à ordem, que não esteja associada a outros produtos ou serviços);
- Manutenção de contas pacote (isto é, de contas que estejam subscritas em conjunto com outros produtos e serviços, sendo que a comissão de manutenção da conta em causa remunera a prestação de todos esses serviços);
- Disponibilização de cartões de débito e de cartões de crédito;
- Disponibilização de cartões de crédito privativos (ou seja, cartões que apenas podem ser utilizados em determinados espaços comerciais ou para adquirir uma gama muito restrita de bens e serviços);
- Levantamento de numerário;
- Adiantamento de numerário a crédito (cash advance);
- Requisição e entrega de cheques cruzados, à ordem e não à ordem;
- Transferências a crédito;
- Ordens permanentes (ou seja, transferências regulares, de um montante fixo de dinheiro, da conta do consumidor para outra conta).
A informação apresentada no Comparador tem em consideração os canais de comercialização: balcão, ATM, ATS, em linha (online), dispositivo móvel (mobile), SMS, telefone com operador, telefone sem operador e correio.