Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Que colunas consigo ligar à minha nova TV Samsung?

Bom dia. Recentemente comprei uma samsung 55ks7580 e queria ligar umas colunas krk a tv. O problema é que nao tem saida aux a tv. Qual é um bom conversor preço/qualidade de som digital para analogico?

Cpts

Carlos Monteiro

Resposta:

Carlos,

Não tendo ainda a necessidade de utilizar um conversor desse tipo, não consigo sugerir um modelo com a certeza de que funcionará correctamente. No entanto, por menos de 20€ parece conseguir comprar algo desse tipo, como este disponível na Amazon.

Há outra alternativa que, dependendo da TV, poderá ser uma boa solução: som via Bluetooth. Com um adaptador Bluetooth -> jack 3,5mm, geralmente com preços a partir dos 2€ no ebay, poderá colocar essa entrada de som nas colunas, no caso de a TV conseguir emparelhar com esse dispositivo para transmissão de som.

[Respondido por Hugo Cura]


Porque não detecta o Windows 10 o leitor de cartões?

Bom dia pplware,

Desde que atualizei o meus computadores para o windows 10 que não consigo que o windows reconheça cartões de memória.

Gostava de saber se há alguma coisa que possa fazer para resolver o meu problema. Obrigado

Alexandre Afonso

Resposta:

Alexandre,

Um dos problemas mais comuns nas novas instalações do Windows 10 é a falta de drivers para os dispositivos que compõem as máquinas.

A Microsoft tem tentado disponibilizar esses drivers, mesmo que sendo genéricos, mas nem sempre é possível.

A solução para o problema passa por visitar o site do fabricante do equipamento se procurar por drivers oficiais para o Windows 10.

Não se limite a verificar apenas para os leitores de cartões e procure para todo o hardware. Desta forma fica com as suas máquinas mais actualizadas.

[Respondido por Pedro Simões]


Como consigo ler PDFs no meu smartwatch ordro sw25?

Boa noite,

É possível ler ficheiros em formato pdf no smartwatch ordro sw25, isto é, guardar os ficheiros no smartwatch de forma independente do smartphone?

Obrigado.

Mílton Silva

Resposta:

Mílton,

Uma vez que o ordro sw25 usa um sistema operativo proprietário, não existe qualquer informação sobre as aplicações extra disponíveis. Aparentemente apenas existem as que estão já no relógio e nenhuma delas parece ter a capacidade de ler ficheiros PDF.

Caso fosse um smartwatch com Android Wear ou até com Android, então poderia instalar uma aplicação para esse fim, mas uma vez que não é, não tem qualquer possibilidade.

[Respondido por Pedro Simões]


Quando chega o Android Nougat ao meu Samsung Galaxy S7 edge?

Boas,

Gostaria de saber quando é que a atualização do S7 EDGE para o Nougat em Portugal ficaria disponível.

Obrigado.

Guilherme Quental

Resposta:

Guilherme,

Actualmente a versão Nougat para o S7 Edge já está disponível em 4 mercados, nomeadamente França, Emirados Árabes Unidos, República Checa e Reino Unido. Não está definida uma data para que seja disponibilizado noutros mercados e, além disso, se o seu smartphone estiver bloqueado a um operador, terá ainda uma demora adicional para que fique disponível.

Se não quiser esperar poderá instalar essa versão manualmente, sem qualquer problema. A partir do site SamMobile pode fazer o download da ROM Nougat, já disponibilizada para um dos países referidos, e instalar de forma simples:

É necessário ter conta (gratuita) para fazer o download. O guia de instalação está descrito ao fundo da página de cada país/operador.

De outra forma, não tem outro “remédio” senão esperar.

[Respondido por Hugo Cura]


O meu Xiaomi Note 3 Pro perde o GPS sempre que desligo o ecrã. Que se passa?

Boa tarde

Desde já agradeço o excelente trabalho que vocês fazem, preciso de ajuda porque comprei um xiaomi note 3 pro e ao usar várias aplicações de corrida ou BTT quando desligo o ecrã o GPS não fica a funcionar, tenho de vez em quando ligar o ecrã porque senão o programa fica em pausa automática. Uso o strava e o Endomondo.

Nas definições estão selecionadas as opções para funcionar em segundo plano.a versão é a miui 8.1.1.0 (MHOMIDI).

Ricardo Cunha

Resposta:

Ricardo,

Não foi claro em relação às opções que utiliza para que funcione em segundo plano. Contudo, deverá activar o arranque automático dessas aplicações em Segurança (app) > Permissões > Início automático > activar para as aplicações que pretende.

Se já é essa a opção que está a utilizar, poderá também configurar a utilização de energia em segundo plano, nomeadamente na opção em Definições > Bateria e desempenho > Gerir utilização da bateria das aplicações > Escolher aplicações > ‘aplicação’ > Sem restrições.

Dessa forma o sistema deixará que a aplicação seja executada sem qualquer restrição de utilização de recursos.

[Respondido por Hugo Cura]


Como apagar a subscrição de uma conta de email?

Boa noite,

Amigos, peço a vossa ajuda para resolver um pequeno problema, mas que realmente é maior do que parece.

Todos os dias, recebo na minha caixa de correio dezenas de emails que acabam por ser lixo e ocupam bastante espaço, isto porque registei-me em alguns sites ao longo dos anos e outros não faço a mínima ideia como tiveram acesso ao meu endereço de email, pois nunca fiz qualquer registo.

Assim sendo, gostaria de saber, se existe alguma forma automática de detetar estes sites mediante o meu endereço de email e remover o mesmo de forma a não receber mais informações.

Desde já o meu agradecimento pela ajuda que me possam dar.

Cumprimentos,

Ruy Pacheco

Resposta:

Ruy,

Infelizmente não existe um serviço que consiga percorrer todos os sites da Internet e que verifique se a sua conta de email está subscrita.

O que poderá fazer é abrir cada um desses emails e verificar se existe na mensagem um link para remover a subscrição que fez.

Se existir, necessita apenas de aceder ao link e confirmar. Caso não tenha, deve aceder ao site e proceder à remoção da subscrição ou ao desactivar do envio do email.

Uma outra alternativa, menos eficiente mas mais simples, é criar filtros de email que removam automaticamente essas mensagens assim que elas forem entregues na sua caixa de correio.

Actualização: Segundo o comentário do leitor race, poderá testar o serviço unroll.me que foi criado para isso. Requer acesso à sua mailbox, pelo que poderá ser ou não compatível com o serviço de email que tem.

[Respondido por Pedro Simões]


O meu Firefox não actualiza, será que tem problemas?

Bom dia Caros Amigos,

será que me podem esclarecer a razão porque a nova versão do Firefox (51) não atualiza automaticamente nem através da grelha onde diz “Acerca do firefox”, será que tem de se instalar manualmente?

Gratos pela compreensão.

Cumpts

Carlos Almeida

Resposta:

Carlos,

Não é normal essa falha na actualização do Firefox 51. Normalmente até são processos automáticos que requerem apenas a autorização do utilizador para serem feitos.

Provavelmente está a existir um qualquer problema com essa instalação e o que recomendamos é que descarregue a nova versão e que a instale manualmente,.

Ao fazer isso irá resolver qualquer problema que exista com a Firefox e de futuro a falha não se repetirá.

Pode encontrar a versão mais recente do Firefox 51 nos servidores de FTP da Mozilla. Aceda ao link abaixo e escolha a versão que se adapta aos seu sistema:

Depois de descarregada a versão certa, só tem de a executar e esperar que o Firefox actualize.

[Respondido por Pedro Simões]


Como coloco o meu servidor na Internet, ligado ao meu domínio?

Olá! Tenho um domínio e quero usá-lo para imitar o que um amigo meu fez: bot.skilledninjas.pt:8089

Foi usado o sinusbot, um bot de música para ts.

O site deles é sinusbot.com e há uma versão não oficial para o efeito que quero: https://sinusbot-installer.de/

Quero ter o bot sempre online e acessível através de um link como aquele do meu amigo… mas não sei como fazê-lo. O que preciso? Podem me ajudar? Acho que tenho de ter linux em algum lado, um servidor ou vps.. não sou entendido.

Cumprimentos,

João Pedro

Resposta:

João,

Existem vários passos a tomar para que possa ter o seu bot a funcionar.

O primeiro dele é escolher a plataforma onde o vai colocar a trabalhar. Decidir se o quer a correr dentro da sua rede ou fora dela. É aqui que entra o servidor ou a VPS. Pensamos que um VPS Linux deverá ser suficiente.

Depois deve ter o seu domínio a apontar para o VPS que terá disponível. Isto é um serviço normal do alojamento, devendo o fornecedor de serviço ajudá-lo.

Por fim deverá no VPN correr as instruções de instalação que estão no site que apresentou. O seu VPS tem de ter um Linux a correr e precisará de ter acesso de consola ao mesmo, para que possa correr o comando apresentado no site.

Siga as instruções que vão surgindo e responda às questões apresentadas. No final deverá ter o seu bot funcional.

[Respondido por Pedro Simões]


Qual o melhor Sistema Operativo para jogos?

Boa tarde,

Eu tenho andado a pesquisar mas não encontro grandes respostas à minha dúvida:

– Qual o melhor Sistema Operativo para rodar jogos?

Gostava que me ajudassem, por favor.

Continuação de um Bom Trabalho.

Atenciosamente

Marco Alves

Resposta:

Marco,

Tenho algumas dúvidas acerca de resposta que pretende ouvir. Por “sistema operativo” está a referir-se a computadores? Ou a plataformas de jogo, entre consolas, smartphones e PCs?

Supondo que se está a referir a computadores, pois é o único dispositivo capaz de correr diversos sistemas operativos diferentes, não tenho dúvidas em responder que é o Windows 10. É um sistema operativo leve, muito optimizado e acompanha toda a evolução que tem havido no que diz respeito a gráficos. Além disso, só utilizando o Windows tem acesso a uma enorme variedade de jogos, pois para macOS e Linux tem uma quantidade muitíssimo limitada de jogos

[Respondido por Hugo Cura]


O meu powerline deixou de funcionar, o que estou a fazer mal?

Boa Tarde

Adquiri a cerca de 2 anos um router powerline modelo “AV500 Powerline Wi-Fi Kit ( TL-WPA4226KIT )” mas passado pouco tempo mudei de fornecedor de serviço de internet, passei da meo por cabo para a NOS fibra 60 Mb.

Com essa mudança o powerline passou a funcionar mal deixando assim de nos o conseguir utilizar, por exemplo nos telemóveis não temos internet usando a rede do powerline mas o do router na nos da sendo que com a distancia vai enfraquecendo.

Será que me conseguem ajudar a solucionar este problema?

Cumprimentos

José Carneiro

Resposta:

José,

Infelizmente não consigo ajudar e acrescento que já passei por essa mesma batalha, utilizando a NOS como operador e o Kit TL-WPA4220TKIT, bastante semelhante ao seu.

Basicamente o produto tem imensos problemas de funcionamento. Não é capaz de negociar um IP com o router da NOS, por DHCP, e um IP definido manualmente também não resulta em nada. Experimentei inclusive alteração de firmware no powerline, até mesmo para versões anteriores, sempre sem sucesso. Abaixo pode ver uma lista de threads no fórum da TP-Link, onde há imensas queixas desses problemas, onde inclusive participei na tentativa de encontrar soluções:

Simplesmente os problemas parecem ser ignorados e, dessa forma, resolvi a situação de uma forma simples: adquiri um powerline Devolo dLAN 1200+ WiFi ac e tudo funciona sobre rodas, sem o mínimo problema.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version