Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

O Pplware, dada a sua natureza de fonte de informação e de repositório de conhecimento, é muitas vezes contactado pelos seus leitores para que se os possamos ajudar a esclarecer situações e questões que surgem naturalmente associadas à utilização de todos os equipamentos e tecnologias.

Porque sabemos que as dúvidas não são exclusivas de um único leitor resolvemos alargar um pouco a disponibilização e criámos esta rubrica semanal onde iremos escolher as questões mais pertinentes e partilhar as respostas com os restantes leitores, conseguindo assim levar a informação a muitos mais leitores e esclarecer o máximo de utilizadores do Pplware.

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais quatro questões que nos forma colocadas no Facebook do Pplware e por email.


Cliente de email Web

O leitor Henrique Sousa colocou uma questão no último consultório que acabou por ficar sem resposta. Pretende um cliente de email, onde possa ter várias contes de email, mas que esteja alojado na Internet. A ideia é ter um Outlook ou Thunderbird, mas alojado na Internet.

Olá,

Eu gostava de saber se existe algum serviço online onde eu possa ver todos os meus e-mails tipo outlook. Só que na internet?

Cumprimentos

Resposta:

Os clientes de webmail mais conhecidos são o Gmail e o Outlook (antigo Hotmail). Com interfaces distintas, ambos permitem a importação de outras contas de e-mail que não o @gmail.com ou @outlook.com.

Depois, algo mais semelhante ao Microsoft Outlook, temos o Smampi que também permite a importação de múltiplas contas.

É uma questão de experimentar e ver qual é a mais adequada às suas necessidades.


Desfragmentar um Android?

O telefone Android do leitor Bruno Simões começa a mostrar sinais de lentidão. As causas podem ser várias, mas uma questão pertinente foi lançada? Será necessário proceder a uma desfragmentação?

Bom dia. Eu tenho um Samsung Galaxy Ace e ultimamente anda a muito lento. Há alguma desfragmentador para o telefone?

Resposta:

Um “desfragmentador” não iria resolver o problema de lentidão que observa.

Supondo que tem o software de origem, infelizmente esse é um sintoma relativamente normal em smartphones Android de gama média/baixa.

Eventualmente tem várias aplicações a correrem serviços em background (verifique em Menu > Definições > Aplicações > Serviços em execução) e essas são as principais actividades responsáveis por uma lendão constante, nomedamente por requererem determinada quantidade de memória que, depois, deixam o sistema sem memória suficiente para o funcionamento normal satisfatório (é por isto, mas não só, que se diferenciam os smartphones de gama alta).

Caso fossem aplicações abertas em background, o sistema é capaz de as gerir, fechando-as automaticamente de forma a optimizar recursos… já relativamente a serviços, a situação de gestão de memória complica-se e o que deve fazer é desinstalar as aplicações que surjam na lista “Em execução” (no caminho referido acima) que achar menos necessárias à sua utilização diária.

A par disso, se ainda assim achar que o desempenho não é satisfatório, deve procurar uma alternativa não oficial e seguir um guia de instalação. Os passos genéricos são 3: obter acesso root, instalar uma recovery modificada (género de BIOS do smartphone) e instalar a ROM.

Poderá encontrar toda a informação necessária nos sub-fóruns desta categoria no fórum XDA. Pode começar por aqui e depois escolher uma ROM que ache que se adeque.

Sugiro que não tente fazer nada sem ter um determinado nível de paciência 🙂


O que se passa com o meu disco??

O problema do leitor Paulo Oliveira está no disco do seu portátil. Depois de uma desatenção, e ao tentar reinstalar o Windows, o problema apareceu. Descobriu uma combinação estranha de hardware e agora está sem SO.

Boas,

Antes de mais peço desculpa pela maneira indelicada em que vou vos pedir ajuda, de nenhuma forma é minha intenção, ser desrespeitador. Mas estou um pouco é a 1ª vez que me deparo com este problema.

Tentei formartar um Samsung (http://www.samsung.com/pt/consumer/monitor-peripherals-printer/notebook/ultra-portable/NP530U3B-A02PT ), e quando insere o CD de instalação do Win7, [distraidamente] apaguei as permissões todas e cheguei à conclusão que o PC tinha dois discos. Quando reparei nisso (achei estranho por causa de dizer só HDD na descrição do PC) cancelei a operação.

Foi tarde de mais, a asneira já estava feita, no boot seguinte a mensagem “Missing Operating System” aparecia repetidamente, tentei usar USBs e DVDs com Win7, Ubuntu, Debian, Hirenz, CDs de recuperação, entre outros e nada resulta, através deste site:http://www.pendrivelinux.com/ , criei uma pen com Ubuntu e instalei-o mas na hora de reiniciar ele não detecta o novo OS.

Desconfio que seja por ter um SSD e HDD (é a 1ª vez que me deparo com esta combinação na vida).

Alguma sugestão?

PS: Ainda não tirei o HDD porque os parafusos são finos e não tenho chaves de estrela para estes parafusos, mas estou a tentar arranjar.

Resposta:

Primeiro que tudo, se o seu computador portátil é realmente o que refere, então tem apenas um disco. O que acontece é que se trata de um disco híbrido com uma tecnologia ExpressCache que serve essencialmente para tornar o boot mais rápido e na realidade tem mesmo armazenamento SSD (4GB), mais informação aqui.

Para resolver o problema deve seguir este guia e seguinte discussão.

Existem ainda outros locais que tratam de problemas semelhantes mas esse guia parece-me mais direccionado.


Problemas de software!

Ao trocar de máquina é possível que algum software deixe de funcionar da forma perfeita como tínhamos. Foi isso que aconteceu ao leitor Paulo Gaspar.

Boa tarde!

Quero antes de mais, felicita-los pelo exelente trabalho desenvolvido ao longo dos ultimos anos, o qual vou acompanhando de forma mais ou menos assidua.

Tive pena de não poder estar presente no forum tecnologico realizado no passado 24 de março, na fnac do palacio do gelo, mas como estou a trabalhar na Suiça, nao foi de todo possivel.

A razao porque escrevo hoje, tem a ver com um problema que estou a ter no meu portatil. Adquiri recentemente um “ASUS PRO5QS Series” com a seguinte configuração.

O problema que estou a ter consiste na impossibilidade de instalar algum software, nomeadamente um programa chamado “legendas 2.1” que serve para descarregar legendas para arquivos em avi(divx), que pura e simplesmente nao instala! Na resoluçao de problemas diz que a aplicaçao e incompativel, o que eu nao consigo perceber, porque no meu anterior portatil funcionava na perfeição.

Outra situaçao e a instalaçao do plugin para fazer videochamadas do Facebook. Este instala, mas nao funciona!

Diz que o software de videochamada encontrou um problema ao iniciar!

Agradeço desde ja algum tipo de ajuda da vossa parte. Cumprimentos. Paulo Gaspar

Resposta:

Tomei a liberdade de procurar e testar esse mesmo software que indica. Encontrei facilmente e, a partir desta ligação, instalei e utilizei o software sem qualquer problema.

No seu caso, poderá ter a ver com a falta da framework da Microsoft .NET. Certifique-se ainda que a instalação é iniciada com permissões de administrador, até porque o processo explorer.exe é reiniciado no final da instalação, de forma a que as opções direccionadas ao software surjam no menu de contexto.

Quanto ao plugin de vídeo do Facebook, seria necessário primeiro certificar-se que a câmara está correctamente instalada e funcional do sistema, e depois, dependendo do browser (que não sei qual é), certificar-se que não existe qualquer conflito com outros plugins. Utilize o Google para o tentar ajudar, há muita informação acerca.


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Exit mobile version