Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

O Pplware, dada a sua natureza de fonte de informação e de repositório de conhecimento, é muitas vezes contactado pelos seus leitores para que se os possamos ajudar a esclarecer situações e questões que surgem naturalmente associadas à utilização de todos os equipamentos e tecnologias.

Porque sabemos que as dúvidas não são exclusivas de um único leitor resolvemos alargar um pouco a disponibilização e criámos esta rubrica semanal onde iremos escolher as questões mais pertinentes e partilhar as respostas com os restantes leitores, conseguindo assim levar a informação a muitos mais leitores e esclarecer o máximo de utilizadores do Pplware.

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais quatro questões que nos forma colocadas no Facebook do Pplware e por email.

Um portátil com um comportamento, no mínimo, estranho…

Hoje começamos com uma questão colocada pelo leitor Francisco Rocha. Este leitor é dono de um portátil que, pelo que descreve, não gosta de andar de carro.

Sempre que o faz acaba por ficar “doente” e necessita de tirar umas horas de descanso. É uma situação estranha e que requer que o portátil seja visto por um técnico especializado e que consiga reproduzir e corrigir o problema.

Boas Pplware,

tenho um problema com este pc (especificações no final) e não encontro ninguém que o resolva, por isso desesperado lanço-vos o desafio e espero que aceitem.

É o seguinte, cada vez que faço uma viagem de carro com o pc:

  • quando o ligo tenho a hora e data incorrectos (sempre 00h00 de 1 de Outubro 2010);
  • os ícones da área de notificação ficam invisíveis e não respondem ao rato;
  • e o pior é que o pc eventualmente desliga-se sem razão e padrão aparente, como se alguém lhe tirasse a ficha; esteja em idle, esteja a navegar na web, esteja a jogar, ligado à corrente ou não, com ou sem bateria; e depois de se desligar não volta a ligar até que lhe apeteça (e não é sobreaquecimento de certeza). Da última vez que isto me aconteceu o pc só voltou a ligar quando troquei as memórias de posição, uma com a outra.

Isto só acontece depois de fazer uma viagem, seja por nacional ou autoestrada (lol)! Eu posso estar em casa 2 semanas e mesmo que o mude de sítio isto não acontece, só depois de uma viagemzita.
Já formatei o pc 2 vezes desde que isto começou a acontecer e já aconteceu mesmo depois do windows acabar de instalar, instalação mais fresca era impossível por isso não é graças a vírus nem nada do género, tem de ser hardware.

Quando lhe passa a crise da viagem o pc funciona normalmente como se nada se passasse.

Já foi uma vez à loja, segundo eles actualizaram a bios e fizeram testes de ‘esforço’ e limparam-no, mas continuou na mesma com o problema.

Só fazendo uma viagem é que o problema se reproduz.

  • Clevo P170HM 6970M
  • Windows 7 Home Premium SP1 64bit
  • i7-2820QM 2.3GHz
  • Ram: 16Gb
  • Gráfica: AMD Radeon HD 6970M
  • Disco 1: INTEL SSD SA2CW120G3 120gb
  • Disco 2: WDC WD5000BPKT-75PK4T0 500gb
  • Unidade Blu-Ray: Optiarc BD RW BD-5740H
  • Rede: JMicron PCI Express Gigabit Ethernet Adapter / Realtek RTL8188CE Wireless Lan 802.11n Combo PCI-E NIC
Resposta:

Olá Francisco,

Provavelmente trata-se de um mau contacto no circuito de alimentação da placa-mãe, que também englobará a pilha para a memória do CMOS. Por se tratar de um mau contacto, essa situação pode ser desencadeada pela trepidação que ocorre durante a viagem do carro.

O PC/placa-mãe está ainda na garantia? Se sim, devolva-o/a e peça a substituição, para ver se o problema desaparece. Se tudo estiver fora da garantia, tente trocar a placa-mãe por outra compatível, fazer a viagem de carro e verificar se o problema se mantém. Caso desapareça, o problema é de facto da placa-mãe. Contacte o fabricante para obter um orçamento de reparação ou substituição.


Ligar webcam à pen Android

A ligação de dispositivos externos aos telefones e tablets nunca foi um assunto simples e pacifico. O leitor Assis Sousa tem uma pen com Android e pretende ligar uma câmara USB.

Como o fazer? Não é um processo simples, mas nós damos uma ajuda e apontamos os caminhos a serem seguidos.

Caros Amigos,

Gostava de saber se é possivel ligar uma webcam a um mini computador ALLWinmer A10 MK802.Se for possivel gostava que me respondessem nas dicas de fim de semana.

Um leitor assíduo das vossas dicas

Assis Sousa

Resposta:

Caro Assis,

Pelas pesquisas que fiz, o kernel disponibilizado para esse dispositivo não inclui os drivers para câmaras USB.

Parece que a única solução, para utilizadores experientes, é encontrar o código-fonte do driver da câmara (ou de modelo compatível, desde que tenha o mesmo chip), compilá-lo e adicioná-lo.

É algo trabalhoso e não trivial.

Veja nos links abaixo alguma informação útil e que o poderá ajudar:


Onde está o meu cabo?

Sempre que perdemos um cavo a situação complica-se pois ficamos privados de usar os nossos equipamentos. Foi isso que aconteceu ao leitor Fernando Pinto.

Não sabe cabo de alimentação do seu disco externo e pede ajuda para adquirir um novo!

Olá muito boa tarde

O meu nome é Fernando Pinto, gostava de saber se me podem ajudar. Fiz recentemente uma mudança, durante a qual perdi o cabo de energia de um disco externo Iomega de 1T – 7200 RPM (33748); penso serem estas são as referências.

Não estou a conseguir encontrar em lado nenhum. Moro em Carcavelos (Cascais).

Por acaso sabem o que posso fazer para resolver a situação?

Obrigado pela atenção

Os melhores cumprimentos

Resposta:

Boa tarde,

O melhor é contactar directamente a marca e pedir que lhe enviem um cabo.

Consulte os números de telefone aqui:

http://www.iomega.com/europe/support/espanol/manuals/zip2p/help_eu.html

Tem este: Portugal – +353-1-4105-142

E este (gratuito): Portugal – 05055-3003

Alternativamente, pode contactar algum retalhista ou distribuidor em Portugal:

http://go.iomega.com/en/info/where-to-buy-es/?partner=4735# (clique em Portugal)

De qualquer forma, eu tentaria primeiro os números de assistência técnica pois eles devem ter uma noção mais central da disponibilidade do tal cabo.

Não se esqueça de ter à mão o Serial Number do disco, pois vão perguntar por ele.

Esperamos ter ajudado.


Android 2.3 no Samsung P1000

O leitor João Carlos Dias está com problemas na actualização da versão do Android do seu tablet Samsung.

Este é um problema que infelizmente é comum e ele pede ajuda para o contornar e ter a versão 2.3 do Android no seu Galaxy!

Caros,

Preciso de uma ajuda da parte dos “Gurus” da Samsung. Tenho um Samsung P1000 que tem o 2.2 como sistema operativo.

Acontece que não consigo obter o firmware do 2.3 pelo Kies, como muita gente se queixa.

Gostaria de saber se me podem ajudar em emcontrar uma ROM compativel com o meu equipamento do 2.3.

Visto que falo com a Samsung e a solução dos Sr.s é a reinstalação do 2.2 que já foi feita por duas vezes.

Dados Equipamento:

  • PDA: P1000XWJMI
  • PHONE: P1000XXJMA
  • CSC P1000XXJM6

Atentamente,

João C. Dias

Resposta:

Eu mesmo tenho um Galaxy Tab P1000 onde uso actualmente uma versão muito boa (não-oficial) do Android ICS 4.0.4. É também bastante simples instalar a versão oficial 2.3.

Já agora, deixe-me que lhe diga que já utilizei a “assistência da Samsung” (são agentes autorizados que tratam da assistência) para o meu tablet – por problemas de captação GPS – , via TMN, e após ter sido levado 3 vezes à reparação, sempre com o mesmo problema, fui obrigado a participar por escrito e, num espaço de 2 dias, tinha um tablet novo. O relatório da reparação só descrevia “actualização do software”. Portanto, digamos que o trabalho que fazem é de pouco ou nenhum profissionalismo. Não generalizo, mas a minha experiência assim o demonstra.

Devido a essa mesma actualização da assistência, por sair da linha do oficial (incompreensivelmente), o Kies não a reconhece e não lhe aplica a actualização oficial para 2.3.

A resposta que lhe vou dar é num formato curto, adequado para esta rubrica, embora fizesse mais sentido um guia completo passo-a-passo… mas dada a aparente baixa quantidade de utilizadores (levada a cabo numa votação via Facebook), deixo apenas umas dicas.

Como proceder para a actualização oficial 2.3 Gingerbread? Existe um guia muito completo (embora demonstre agora problemas com imagens e links) da TeamOvercome. Esse guia contempla vários métodos a seguir dependendo de diferentes situações. Pode encontrá-lo aqui. Para o caso que pretende, tome atenção no passo “Preppin’ The System…” pois é o passo inicial para a instalação da ROM modificada Overcome (o que não tem necessariamente que instalar, portanto poderá ignorar tufo o que for relacionado com “Overcome”). Logo de seguida salte para “Re-“Stocking” Yer System…” até ao ponto 7.

Em resumo, deve:

Adicionalmente, recomendo-lhe a ROM 4.0.4 ICS que está bastante boa. Tem todos os detalhes a partir desta página, extensível a esta thread.

Devo apenas alertá-lo para fazer o procedimento numa altura em que tenha disponibilidade temporal pois todos os passos devem ser seguidos à risca.


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Exit mobile version