O Pplware, dada a sua natureza de fonte de informação e de repositório de conhecimento, é muitas vezes contactado pelos seus leitores para que se os possamos ajudar a esclarecer situações e questões que surgem naturalmente associadas à utilização de todos os equipamentos e tecnologias.
Porque sabemos que as dúvidas não são exclusivas de um único leitor resolvemos alargar um pouco a disponibilização e criámos esta rubrica semanal onde iremos escolher as questões mais pertinentes e partilhar as respostas com os restantes leitores, conseguindo assim levar a informação a muitos mais leitores e esclarecer o máximo de utilizadores do Pplware.
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais seis questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware e por email.
O iPhone 3GS ainda é um smartphone à altura?
Boa tarde,
Gostaria de saber se o iPhone 3GS ainda é uma boa opção?
Nunca fui de gastar balúrdios em telemóveis, normalmente o meu limite são 80€/100€; mas surgiu a oportunidade de adquirir um usado…
É que estou um pouco preocupado com a questão da bateria, e do Bluetooth…
Obrigado.
Ricardo Pisco
Resposta:
Caro Ricardo,
O iPhone 3GS poderá ser boa opção tal como um smartphone barato poderá também ser opção para muitos utilizadores… Isso só depende dos requisitos que cada utilizador tem. Até agora tem sido suportado pela Apple, com o iOS 6 (embora não integralmente) mas não será expectável que seja suportado pela próxima iteração.
É um smartphone high-end da sua altura, mas já lançado há mais de 3 anos e meio e com um CPU Cortex-A8 de 600MHz, o que poderá ser um problema para a execução satisfatória das aplicações que poderá querer utilizar… Mas, mais uma vez, só dependerá do que considera satisfatório.
Se é realmente um bom negócio, mas mesmo bom, e se se quer iniciar no mundo Apple (ou dos smartphones) avance. Quanto à bateria, deverá certificar-se do seu estado com o vendedor. O bluetooth funciona oficialmente apenas para o auricular e, caso pretenda transferências de ficheiros, há alguns métodos que poderá utilizar com Jailbreak (aplicação Celestre no Cydia, por exemplo).
[Respondido por Hugo Cura]
Como aproveitar um velho PC para servidor Web?
Olá PPLWARE! 🙂
Tenho um Desktop parado, já bastante antigo.. é um Pentium IV 1.2 salvo erro, 256Mb Ram, 40 Gb disco. A minha questão é a seguinte: Que posso eu fazer de forma a rentabilizá-lo?
A minha ideia principal passou por transformá-lo num servidor web, que me permita alojar um ou dois sites feitos por mim. Os contras: Não o sei fazer e não sei até que ponto é fiável, não ao nível de segurança mas sim ao nível de eficácia.
Por isso, decidi contactar o PPLWARE para saber o que vocês pensam acerca desta hipótese e se possível me indicarem um tutorial (possivelmente vosso 🙂 ) capaz de me ajudar!
Obrigado e continuação de ótimo trabalho! 😀
Rui Filipe
Resposta:
Rui,
Ainda bem que nos colocou essa questão, que nos parece ser bem mais recorrente do que se possa pensar.
Por outro lado é uma ideia bem interessante para “reciclar” equipamento menos recente que possamos ter em casa e que queremos reabiliar ou fazer um pequeno projecto pessoal.
É também esse o espírito do Pplware e de toda a nossa comunidade de leitores.
Essa máquina não tem um hardware muito potente e será de alguma forma limitada para algo mais do o que pretende fazer dela, um servidor Web.
Pode partir dessa base de hardware e, lentamente e à medida das suas necessidades, ir melhorando-a para que possa crescer e oferecer a si mesmo um melhor serviço.
Quanto à forma de o fazer, a escolha é obvia e provavelmente já lhe passou pela cabeça!
Vamos dividir este “projecto” em duas fazes distintias para melhor entender o que deverá fazer.
Em primeiro lugar o sistema operativo. Para rentabilizar ao máximo o hardware que tem o ideal é de longe o Linux. Uma distribuição como o Ubuntu, tão usada, dinamizada e com uma comunidade tão alargada, não apenas aqui no Pplware mas por toda a internet, é perfeita para o que pretende.
Colocar uma versão server Windows nesse computador era arriscar que tivesse problemas de recursos num futuro quase imediato.
Acresce a isso que teria de comprar licenciamento para ter o seu servidor devidamente licenciado.
Mas que versão do Ubuntu escolher? Simples, a mais recente, para que esteja actualizada e com os bugs conhecidos tratados.
Como é normal no lançamento das novas versões do Ubuntu temos disponível um tutorial que explica detalhadamente com fazer a sua instalação. Pode ler esse artigo aqui.
Depois de decidido qual o sistema operativo é hora de tratar do software que vai tratar do servidor Web propriamente dito.
A escolha aqui também é óbvia e recai sobre o Apache. Iso é a base de software necessária para ter o seu servidor a responder da Internet.
Também aqui temos um toturial feito à medida do que é pretendido! Pode consultá-lo aqui.
Apesar de ter sido escrito para CentOS a forma de instalação é identica, mudando apenas o comando de instalação de yum para apt-get.
Mas esta solução apenas lhe permitiria ter HTML estático, com CSS e JavaScript. Não referiu em que linguagem foram dsenvolvidos esses 2 sites que referiu, mas vamos dar a solução mais generalizada.
Recomendamos que instale o que se designa vulgarmente por LAMP (Linux Apache MySQL PHP).
Qualquer um destes elementos será instalado de forma isolada e os dois primeiros até foram já apresentados.
Sobra então a forma de instalação do MySQL e o PHP. Mas também aqui o processo está simplificado. Vejam o artigo Apache2 + MySQL + PHP no Ubuntu 12.04 Precise Pangolin onde tudo é explicado, inclusive alguns pacotes já antes apresentados.
Após este processo de instalação é hora de mexer um pouco na configuração. É aqui que o processo começa a tomar forma e a ganhar um pouco de mais complexidade.
Mas também aqui temos muita informação útil e que pode ser usada. Vamos deixar abaixo alguns links que podem ajudar:
- Vamos aprender a instalar um servidor Web no CentOS – Parte1
- Vamos aprender a instalar um servidor Web no CentOS – Parte2
- Aprenda a configurar o Apache com SSL (Parte I)
- Aprenda a configurar o Apache com SSL (Parte II)
- Aprenda a configurar o Apache com SSL (Parte III)
- LAMP + DokuWiki + Joomla + WordPress no Ubuntu
- Aprenda a instalar o gestor de conteúdos Joomla
Temos muitos e bons manuais de configuração e de apoio que podem ser usados nesta instalação/configuração. Basta que use a pesquisa e com certeza que vai achar o que procura.
Por outro lado temos disponível uma comunidade Linux muito activa e com vontade de o ajudar a aventurar-se neste novo mundo. Registe-se na comunidade Linux do Pplware e procure apoio de toda esta comunidade.
Como conselho final e resultado da minha experiência pessoal, não tente ter este processo completo de uma assentada.
Vá dando passos pequenos e realizando tarefa a tarefa, entendendo bem o que fez. Não procure atalhar caminho e fazer tudo de uma vez. Recorra à comunidade Linux Pplware, pesquise na Internet e no Pplware pela informação necessaria e com certeza terá o seu servidor a responder em pouco tempo.
Daí em diante é começar a testar e a experimentar para aprender um pouco mais e dentro de pouco tempo será o Rui, ou outro qualquer leitor do Pplware a ajudar os que se tiverem a iniciar nesta tarefa!
Não sei se procurava uma resposta mais simples ou mais directa, mas parece-me que esta é a mais acertada e a que o levará a aprender muito mais sobre o que estará a fazer!
Boa sorte e boas configurações.
[Respondido por Pedro Simões]
Um MacBook preparado para 3 sistemas operativos!
Boa noite. Tenho um Macbook Pro 13” (MacBookPro5,5), queria instalar o OS Lion 10.7 + Windows 8 + Ubuntu 12.10 em modo (U)EFI. Porém, apesar de pesquisar muito na internet não encontrei algo que me satisfaça.
Detalhes: HD – 500GB, 5GB DDR3, Gráfico NVIDIA GeForce 9400M.
Agradecia muito que alguém me pudesse ajudar a encontrar uma solução para este “problema”.
Nilson Lopes
Resposta:
Nelson,
Esse é um problema bem conhecido nos equipamentos Mac e que tem solução! Infelizmente a informação necessária não esta muito disponível.
O problema da solução que está a tentar implementar advém do Boot Loader, do Linux, neste caso o Ubuntu, e do Windows tentarem lançar-se primeiro entre si.
Existe uma solução simples de contornar este problema, mas que a longo prazo pode tornar-se chata. Passa pela instalação do Windows ou do Ubuntu de forma normal com o BootCamp e depois, dentro desse sistema operativo, instalar o outro SO.
O problema aqui é que para aceder aos sistemas operativos externos (Windows ou Ubuntu) ter de entrar em 2 menus de escolha.
A segunda forma recorre ao software rEFT para ter um Boot Loader que consiga tratar desses três sistemas operativos numa única interface.
Encontrei um tutorial que pode usar para o que pretende. É de 2010, orientado ao Windows 7 e à versão 10.4 do Ubuntu, mas ainda está actual e conforme o que pretende. Pode encontrar esse tutorial neste link.
[Respondido por Pedro Simões]
Um reprodutor de media barato compatível com DTS
Boas.
Ando interessado em comprar um media center (para reproduzir filmes na TV através do disco duro). Mas tenho algumas dúvidas, quem penso que vocês seriam capazes de mas esclarecer.
A minha dúvida tem a ver com o som, é-me importante que reproduza dts. O aparelho que estou interessado é o Memup Mediagate Diamond, segundo a ficha técnica faz downmix de dts (segundo sei, é baixar de 5.1 para 2.1). Eu quero ligar o aparelho por hdmi à TV. A TV está ligada ao sistema de som por cabo óptico (sistema de som 5.1).
Será que este aparelho, vai reproduzir o som DTS em 5.1.
Desde já agradeço a atenção.
Ricardo Silva
Resposta:
Caro Ricardo, Há, pelo menos, dois tipos de downmix: Left total/Right total (Lt/Rt) e Left only/Right only (Lo/Ro). Dependendo do tipo de downmix, que não encontro especificação para esse aparelho, poderá ou não ser possível recuperar o 5.1 ao fazer o upmix posterior, isso claro dependendo também se a TV é ou não capaz de fazer esse upmix. De outra forma, se o sistema de som emular o 2.1 para 5.1, poderá resolver a questão, mas suponho que dados todos esses pormenores, a emulação estará fora de questão (estarei errado?). Caso contrário, então o problema estará resolvido mesmo que o downmix do aparelho seja do tipo mais fraco (Lo/Ro).
[Respondido por Hugo Cura]
Recuperar dados de um portátil avariado!
Boas pessoal do Pplware,
Tenho uma dúvida: o meu PC portátil avariou mas não vou gastar € nele porque já é um bocado antigo e não queria perder os dados do disco rígido.
Retirei o disco rígido (SATA) e com um adaptador tento ligá-lo ao portátil da minha irmã para passar os dados mas não estou a conseguir.
Ele reconhece como USB mas depois não aparece mais nada. Agradecia a vossa ajuda e um muito Obrigado. Continuem o vosso trabalho
Resposta:
Caro Paulo,
Primeiro que tudo, agradecemos o contacto pois são estas as questões que sustentam esta rubrica. No entanto, apenas necessita de utilizar um dos vários meios de comunicação que temos disponíveis. Não adianta submeter a questão em mais que uma via.
Quanto à questão, supondo que o adaptador USB está operacional e todas as ligações bem feitas (dados e alimentação),o problema poderá ser na letra de unidade atribuída à partição existente nesse disco.
Concretamente, deverá:
- abrir a Gestão de Computadores (abrir o menu iniciar > escrever compmgmt.msc > abrir) em Armazenamento, abrir Gestão de discos
- serão mostrados os discos disponíveis. É expectável que exista um disco identificado como Disco 0 (que é o disco local) e depois um Disco 1, que será o disco ligado por USB.
- Para atribuir uma letra à partição, bastará clicar com o botão direito sobre a partição desse disco > Alterar letra e caminho de unidade > Adicionar > escolher a letra e confirmar.
- A partição deverá estar agora operacional.
Caso este procedimento não resulte, o problema poderá ser no disco ou no adaptador USB.
[Respondido por Hugo Cura]
Xperia U e Xperia Sola: qual escolher?!
Boa tarde!
Estou num dilema um pouco chato. Pretendo adquirir um smartphone de gama média (com preços entre 150€ e 220€) e encontrei, na Fnac e na TMN, estes dois candidatos, mas estou indeciso.
O Sony Xperia U está na TMN por 189,90€, bloqueado à respectiva rede, e tem as seguintes especificações (retiradas do site da Sony):
- Ecrã tátil de 3,5″ – TFT resistente aos riscos
- 16 milhões de cores, 854 x 480 píxeis
- Processador dual core STE U8500 de 1 GHz
- Máquina fotográfica de 5 megapíxeis com focagem automática (e câmara frontal)
- Zoom digital 16x, flash LED
- Tempo de conversação (até): 6 horas e 36 minutos (GSM)
- Tempo em espera (até): 472 horas (UMTS)
- Tempo de audição de música (até): 45 horas
- Tempo de reprodução de vídeo (até): 6 horas
- Google Android 4 (Ice Cream Sandwich)
Já o Xperia Sola está na fnac por 199,90€, desbloqueado e apresenta as seguintes especificações:
- Ecrã tátil de 3,7″ – TFT resistente aos riscos
- 16 milhões de cores, 854 x 480 píxeis
- Processador dual core STE U8500 de 1 GHz
- Máquina fotográfica de 5 megapíxeis com focagem automática (não tem câmara frontal)
- Zoom digital 16x, flash LED
- Tempo de conversação (até): 6 horas
- Tempo em espera (até): 475 horas
- Tempo de audição de música (até): 40 horas
- Tempo de reprodução de vídeo (até): 6 horas
- Google Android 4 (Ice Cream Sandwich)
De qualquer forma, dados os preços e as specs, gostava de saber qual seria o telemóvel que me daria a melhor relação custo/benefício. Caso tenham, gostava também de outras sugestões.
Obrigado pela ajuda!
Márcio Ramos
Resposta:
Caro Miguel,
São dois modelos interessantes para essa gama de preços mas, pelo menos na minha opinião, existem características que excluem beneficiam um deles.
As especificações referidas pela página da Sony ou FNAC não são obviamente as melhores (lamentavelmente), além de bastante incompletas estão também incorrectas.
Sugiro este link para ter acesso a informação mais correcta e apurada.
Vantagens do Sola e que excluem o U:
- tamanho de ecrã ligeiramente superior
- LED-backlit (mais económico)
- suporte para cartão microSD
- suporte para NFC
Desvantagens do Sola:
- não tem câmara frontal
A minha escolha seria o Sola.
[Respondido por Hugo Cura]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, do comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.