Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

O Pplware, dada a sua natureza de fonte de informação e de repositório de conhecimento, é muitas vezes contactado pelos seus leitores para que se os possamos ajudar a esclarecer situações e questões que surgem naturalmente associadas à utilização de todos os equipamentos e tecnologias.

Porque sabemos que as dúvidas não são exclusivas de um único leitor resolvemos alargar um pouco a disponibilização e criámos esta rubrica semanal onde iremos escolher as questões mais pertinentes e partilhar as respostas com os restantes leitores, conseguindo assim levar a informação a muitos mais leitores e esclarecer o máximo de utilizadores do Pplware.

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais nove questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware e por email.

Perdi o acesso à minha conta Hotmail!

A minha conta foi bloqueada e vai para este link https://account.live.com/security/Aci.aspx/A1 já fiz isto e não dá será que voçes podem me ajudar?

Resposta:

Paulo,

A Microsoft tem várias páginas para o ajudar a recuperar a sua conta caso esta esteja com problemas ou se tiver perdido a password.

Recomendamos que aceda a uma das seguintes páginas e que execute o procedimento descrito para o seu caso:

Uma destas duas páginas deverá conseguir ajudá-lo a resolver o seu problema.

Recomendamos ainda que leia o nosso artigo sobre a recuperação de uma conta MSN. Esse artigo pode ser encontrado aqui.

[Respondido por Manuel Rocha]


Uma questão de cobertura Wireless

olá, partilho a Internet via wireless com o meu irmão, mas o sinal que recebo em minha casa com este equipamento: http://www.tp-link.com/en/products/details/?model=TL-WN822N é muito fraco e a ligação está constantemente a ficar sem sinal, resido a cerca de 250 metros do meu irmão em campo aberto e gostava de saber que outro equipamento terá um pouco mais de alcance?

Queria saber que tipo de equipamento me permite captar sinal de Wireless a uma distancia maior.

Cumprimentos

Paulo Agostinho

Resposta:

Ola Paulo Agostinho,

250 m, em campo aberto, sem interferências não é muito em termos de distância…. No entanto, no wireless digamos que nem sempre as soluções são perfeitas.

Neste cenário podemos ver a solução do lado do cliente (adquirindo uma placa com mais ganho) ou do lado do ponto de acesso.

Em conversa com os nossos colegas da officelan, eles referiram que os clientes compram equipamentos High Power para esses casos, sejam por usb ou por rede.

http://shop.officelan.pt/empresa/loja/60-usb/61-com-conector-externo/43-ubiquiti-wifistation-ext-24ghz.html

ou

http://shop.officelan.pt/component/virtuemart/20-pontos-de-acesso-24ghz/22-exterior/60-nanostation-m2-ubiquiti-airmax-cpe-for-24ghz.html

Dos equipamentos apresentados, a NanoStation M2 Ubiquiti AirMax CPE for 2.4GHz, que garante cobertura numa área de 15 Kms parece ser a melhor solução.

Se for preciso um contacto, avisa.

[Respondido por Pedro Pinto]


Um Windows 7 constantemente a actualizar

Boas,

Antes de mais queria dar os parabéns a toda a equipa pelo trabalho que têm dedicado a este blog e que o torna o número 1 em língua portuguesa.

Bem, à cerca de 1 mês formatei o PC e instalei o W7 Home Premium, desde então cada vez que desligo o PC ele instala atualizações (normalmente 4), acho estranho haver tantas atualizações e gostaria de saber se existe alguma forma de contornar esta situação.

Outra coisa que me anda a inquietar é o facto de o meu computador por vezes deixar de receber sinal wireless e tenho que reiniciar para poder retomar a ligação à internet. Isto acontece com as drivers todas instaladas.

Agradeço a atenção, cumprimentos.

Miguel Oliveira

Resposta:

Miguel,

O problema com essa actualização do Windows 7 pode ou não existir. É necessário ter uma resposta a uma simples pergunta para saber se é realmente um problema ou apenas actualizações recentes.

A pergunta é “São sempre os mesmos updates a serem instalados?”

Se a resposta foi positiva então o problema está nesses updates. Apesar de ser mostrada uma mensagem de instalação correcta estes podem não estar a ser realmente bem instalados.

A forma que é recomendada para contornar este problema passa por remover a instalação desses updates dos programas instalados e depois fazer novamente a pesquisa por novos updates.

Se a resposta foi negativa, se são sempre updates diferentes então o problema não existe. São mesmo actualizações válidas.

De qualquer modo recomendamos a leitura deste artigo do Windows Seven Fóruns onde é explicada uma forma de resolver o problema dos updates falhados, recorrendo à linha de comandos DOS.

Quanto ao problema do sinal wireless é de todo recomendado que actualize os drivers da sua placa. Não use se possível os drivers da Microsoft. Não é que sejam maus, mas são genéricos e por vezes não cobrem estes problemas ou são eles os causadores dos mesmos.

Recomendamos que verifique qual o fabricante do chipset da placa wireless e que depois procure drivers recentes e optimizados para o Windows 7. Por vezes basta actualizar para os drivers do fabricante para que todos os problemas se resolvam.

[Respondido por Pedro Simões]


Qual a melhor aplicação de gestão de tarefas com lembretes

Boa noite,

Gostava de saber qual a melhor aplicação de gestão de tarefas com lembretes para o Samsung Galaxy Gio. Procuro esta aplicação à vários dias mas tenho alguma dificuldade em saber qual a melhor. Qual recomendam?

Cumprimentos,

Eduardo Santos

Resposta:

Boas Eduardo,

Existem várias boas aplicações para o efeito como o Tasks (Grátis, Paga), GTasks, o Catch, o Evernote também pode servir para este efeito, o Any.Do e mais alguns.

Tudo vai depender das tuas necessidades e do que realmente procuras, mas experimenta cada uma destas e vê qual satisfaz o que precisas.

[Respondido por Helder Ferreira]


Ajustar o monitor no Linux

Boa tarde.

Preciso da vossa ajuda para o seguinte.

Tenho um pc ( neste caso um acer revo 3600 ) ligado a um lcd full hd por hdmi. No qual tenho o windows 7 e o linux mint 14 xfce.

O que se passa é a area do ambiente de trabalho do linux esta maior que o ecran do lcd. No windows esta tudo bem mas no linux não.

Existe alguma maneira de ajustar a definição da área de trabalho no linux ????

Nota: no lcd não existe essa possibilidade.

Santos

Resposta:

Olá Santos,

A alteração da resolução pode ser realizada facilmente em Settings > Displays e depois definir a resolução pretendida. Aqui vai um exemplo em Ubuntu.

 

No entanto, caso não seja esta a solução, é provavel que o sistema não tenha suporte para a tua gráfica. Nesse caso, se a tua placa for INTEL ou AMD, aconselhamos a actualização dos drivers.

Podes ver aqui como se faz.

[Respondido por Pedro Pinto]


A minha pen USB é esquisita?

ola a todos….

espero que alguem me ajude….

comprei uma pen de 32 GB e tenho certos ficheiros com 6 GB que nao consigo gravar na pen…

existe alguma pen em especial??

Fred

Resposta:

Fred,

Não se passa nada de anormal como a sua pen. Ela tem capacidade de receber ficheiros com o tamanho pretendido e até maiores.

Desde que exista espaço ela receberá os ficheiros, mas para isso terá de a formatar.

Pelo que descreveu a sua pen está formada no sistema de ficheiros FAT (File Allocation Table). Este sistema de ficheiros vem do tempo do velhinho MS-DOS e tem uma limitação conhecida no tamanho dos ficheiros que comporta. Acima de 4GB ele não consegue tratar os ficheiros e por isso não os consegue copiar.

A forma de contornar este problema é no entanto muito simples. Basta que formate a sua pen para o sistema de ficheiros NTFS (New Technology File System).

O NTFS não traz apenas a capacidade de receber fcheiros sem limite de tamanho, mas também algumas melhorias consideraveis a outros níveis.

Para formatar a sua pen no Windows deve abrir “O meu computador” e depois em cima da pen a formatar clicar com o botão direito do rato para abrir o menu de contexto.

Escolha a opção Formatar e na janela de formatação altere a opção Sistema de Ficheiros de FAT32 para NTFS. Formate a pen e esta fica pronta a receber ficheiros com mais de 4GB.

Lembre-se apenas que ao formatar a sua pen os dados vão ser eliminados. Recomenda-se que os salvaguarde primeiro para o disco.

[Respondido por Pedro Simões]


Ligar a TV ao Home Cinema

boas…

precisava de uma informaçao…

comprei um home cinema e queria ver a tv com o som do home cinema e sei que e possivel pelo cabo octical…

mas o problema e que a televisao nao tem essa ficha…

será que existe outra hipotse? aguardo resposta…

Fred

Resposta:

Fred,

A resposta à sua questão está para nos limitada pelo desconhecimento do da televisão e do home cinema que possui.

De qualquer modo vamos tentar orientá-lo no sentido de poder usar estes dois equipamentos em conjunto.

Deverá verificar junto da sua televisão quais as saídas de áudio que tem disponíveis. e depois comparar com o Home Cinema e ver as que são compatíveis.

Por norma existem sempre as fichas RCA, que para além de transportar vídeo, têm a capacidade de transpostar áudio, em dois canais separados. Estas servem perfeitamente para a função que pretende.

Tudo dependerá das fichas existentes e que sejam compatíveis com ambos os equipamentos. Existem diversas possibilidades que podem ser usadas, desde o cabo HDMI até ao cabo SCART, que são cabos essencialmente criados para vídeo, mas que também transportam áudio.

Pela descrição feita, e por não ter ainda sequer a ficha optica, parece-me que a ficha HDMI não estará disponível e terá de optar pelo cabo RCA, em que ligará apenas 2 das ligações.

[Respondido por Pedro Simões]


Posso comprar o Windows 8?

Boas,

Vou abrir empresa este mês e de modo a ter tudo legal pensei em comprar um licença para o windows.

Vi este link mas a minha dúvida é se posso comprar e intalar no meu portátil… o portátil da minha mulher está a dias de “pifar” de vez e esse é o único que tem licença do windows genuína e ainda é do xp.

Ao fazer a compra convém ser em nome da empresa ou pode ser em meu nome e ela usar?

Posso comprar uma versão OEM ou essas são só para pcs novos? As diferenças de preço para os 30€ são grandes e não queria ter que fazer um investimento tão grande já…

Pensei em usar linux por ser gratuito mas se depois for preciso algum programa especifico não os consigo instalar.

Alguma sugestão/ideia?

Obrigado desde já

Carlos Marques

Resposta:

Carlos,

A resposta às suas questões vão ser dadas de forma faseada e por “ordem de entrada”.

A compra de licenças do Windows 8 pode ser feita por qualquer pessoa ou empresa até um limite máximo de 5 por pessoa ou entidade.

Claro que pode comprar em seu nome ou da empresa e depois usar no computador que bem entender. É o Carlos, ou a sua nova empresa, a comprar e a forma como a usa depois disso é transparente para a Microsoft.

A compra da licença pode ser feita, como foi inidicado acima, em seu nome ou da empresa, decida o que lhe trouxer mais benefícios fiscais.

A informação que a Microsoft disponibiliza nesse site responde a grande parte das suas dúvidas e é explicita:

A oferta é válida a partir de 26 de outubro de 2012 até 31 de janeiro de 2013 e destina-se a utilizadores individuais e pequenas empresas que necessitem de atualizar até cinco dispositivos.

Tenha por isso atenção à data em que termina a promoção e, como pode ver, o seu perfil encaixa bem nestas condições.

Agora a questão da versão OEM. Estas versões, Original Equipment Manufacturer, são exactamente as mesmas que as que pode comprar directamente no retalho ou à Microsoft, mas são dedicadas às empresas que montam as máquinas que compramos nas grandes superficies ou directamente nos fabricantes.

São efectivamente mais baratas, mas não são dedicadas e acessíveis ao público em geral.

Por fim a questão do Linux… Esta é uma alternatíva viável ao Windows ou a outro qualquer sistema operativo.

Não sabendo qual o ramo da empresa que está a abrir ou qual serão as ferramentas necessárias, indicamos apenas que a maioria das aplicações que os utilizadores “normais” necessitam estão já disponíveis para Linux.

Mesmo algumas ferramentas mais específicas existem já na versão Linux ou pode sempre usar um emulador como o Wine.

E que tal inscrever-se na comunidade Linux do Pplware e começar a conhecer um pouco melhor o que o Linux tem para oferecer e até colocar lá algumas das suas questões referentes a alternativas de software ou soluções?

Fica a ideia!

[Respondido por Pedro Simões]


O que se passa com o Outlook4Gmail?

Boa tarde,

Há muito que o Pplware é um sítio de leitura diária obrigatória e uma referência para quem se quer aventurar no mundo tecnológico; e é do vosso trabalho retiro muitos dos ensinamentos que ditam a forma como me vou comportando na internet. Por esse motivo, o meu muito obrigado.

O motivo do meu contacto prende-se com uma aplicação por vós anteriormente sugerida e que tem sido de grande utilidade na sincronização dos meus contactos do Gmail com o Outlook.

Esta aplicação, o Outlook4Gmail, funcionou sempre bem no Windows 7 com o Office 2010; contudo, após ter feito a actualização para o Windows 8, deixou de funcionar, como poderão verificar na imagem abaixo e no ficheiro word que anexei a esta mensagem.

Luís Mouta

Resposta:

Caro Luís,

Pelo que conseguimos apurar, o Outlook4Gmail não é descrito como compatível com o Windows 8. Mesmo que tente executar com algum tipo de compatibilidade com o Windows 7, como se trata de um plugin/add-in, não vejo de que forma isso será possível.

Além disso, o recurso ao Exchange ActiveSync será descontinuado brevemente na Google, o que, suponho, inviabilizará esse método. Abordámos esse assunto neste artigo. Foi disponibilizado o método de sincronização por CarDAV mas o Outlook parece ainda não suportar, nem na versão 2013.

De qualquer das formas, aconselhamos que contacte directamente o suporte dessa aplicação, usando este contacto: outlook4gmail@scand.com.

Poderão existir outras alternativas, eventualmente pagas.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Exit mobile version