Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

O Pplware, dada a sua natureza de fonte de informação e de repositório de conhecimento, é muitas vezes contactado pelos seus leitores para que se os possamos ajudar a esclarecer situações e questões que surgem naturalmente associadas à utilização de todos os equipamentos e tecnologias.

Porque sabemos que as dúvidas não são exclusivas de um único leitor resolvemos alargar um pouco a disponibilização e criámos esta rubrica semanal onde iremos escolher as questões mais pertinentes e partilhar as respostas com os restantes leitores, conseguindo assim levar a informação a muitos mais leitores e esclarecer o máximo de utilizadores do Pplware.

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais quatro questões que nos forma colocadas no Facebook do Pplware e por email.

Um PC sem vontade de trabalhar…

A primeira questão foi colocada pelo leitor António Pais. Segundo ele o seu Windows está a ter problemas de funcionamento, sendo verificadas paragens ocasionais que não têm razão para acontecer.

O nosso colaborador Hugo Cura, conhecedor experiente de computadores que não querem colaborar, dá uma ajuda a determinar qual o problema.

Comecei a aperceber-me que o meu PC tem umas “paradinhas” repetitivas. Ainda pensei que era por causa do meu browser, instalei outro diferente e continuava o mesmo.

Vim a aperceber-me que acontece em qualquer situação independentemente do programa ou serviço que eu estiver a usar.

Fui ver o Gestor de Tarefas do Windows e no separador “Desempenho” vejo dois graficos no Historico da utilização do CPU que diz respeito aos dois nucleos do meu Processador. O da esquerda (Cpu0, diz o monitor de recursos) está sempre nos 98-99% e regularmente sobe aos 100% mantendo-se assim um segundo ou mais originando aqui a tal “paradinha” que relatei atrás.

Já eliminei tudo o que o pc tem no arranque, já eliminei varios serviços para ver a variação do mesmo e continua sempre no máximo.
Ja limpei o PC por causa das temperaturas e nada. O processador anda mais ou menos nos 65 graus.
Tambem já coloquei as opcões de energia sempre no máximo de desempenho e nada.
Mas estranhamente o Cpu2 (segundo núcleo) esta com valores muito abaixo destes onde no geral posso ler que a utilizacao geral do CPU oscila entre os 36% e os 60%.
Vai em anexo um screenshot do meu gestor de tarefas.

O que poderá estar a acontecer?

Resposta:

Essa é uma situação relativamente comum e trata-se de um processo que está a prejudicar todo o sistema e a exigir-lhe tempo de processamento. Podem existir vários motivos para o processo estar com esse comportamento (desde má programação que levou a um crash, alguma incompatibilidade com o sistema ou um problema com algum dispositivo).

Como se trata de um processador de 2 núcleos, cada processo single-thread só conseguirá exigir 50% dos recursos disponíveis, daí notar as referidas “paradinhas” que se devem a uma disponibilidade intermitente da CPU. Como metade dos recursos já estão “ocupados”, sempre que a outra metade fica também ocupada acontecem esses “freezes”, eventualmente devido a uma gestão de prioridades deficiente das aplicações em questão (com a agravante de um processo “crashado”).

A solução é, no gestor de tarefas, abrir o separador Processos e clicar em CPU de forma a que a seta dessa coluna aponte no sentido descendente para que a ordenação seja decrescente. Dessa forma será possível identificar facilmente qual o processo que está a causar problemas, devendo esse estar com 50% de recursos. Num estado de funcionamento normal, o “processo” de nome Processo inactivo do sistema deverá indicar um valor próximo de 100%, o que revela que o sistema tem perto de 100% de recursos CPU disponíveis.

Uma vez identificado o processo com problemas, será necessário perceber qual a aplicação correspondente e proceder à sua desinstalação ou correcção de algum problema. Se se tratar de um processo do sistema, pode tratar-se de um problema drivers ou hardware e, nesse caso, o melhor a fazer é utilizar o Google e investigar qual poderá ser a causa.

O Facebook no Android está demasiado lento…

O nosso leitor Bernardo Castro colocou-nos através do nosso Facebook uma questão relacionada com a lentidão que o seu Samsung Galaxy tem em usar a aplicação do Facebook.

Mais uma vez o Hugo Cura, agora fazendo uso de todo os seus conhecimentos sobre Android, apresenta uma possível solução para este problema.

Boa noite.

Queria expôr um problema: tenho um Samsung Galaxy S e estou com problemas na app do Facebook pois está muito lenta, demora muito tempo a carregar a informação.

Se me puderem ajudar agradecia.

Resposta:

Isso pode acontecer por vários motivos. Considerando que a ligação à rede (quer seja à rede móvel ou Wi-Fi) tem a disponibilidade necessária e que, no caso de ser uma rede Wi-Fi, não existe qualquer gestão de prioridades para esse despositivo e para determinado conteúdo (pois é possível aplicar esse tipo de restrições), a única coisa que recomendo é o restauro dos dados da aplicação.

Para o fazer basta ir a Menu > Definições > Aplicações (ou Gestor de Aplicações) > Tudo > Facebook > Limpar dados.

Certifica-te ainda que a versão instalada está actualizada.

Porque não funciona o Instagram no meu Android?

O leitor Nuno Sobral colocou uma questão via Facebook onde tentava perceber porque razão a aplicação do Instagram não funciona no seu Android. O Hugo Cura não tem boas notícias para ele, mas tudo fica explicado mais abaixo.

Olá.

Tenho um Vodafone SmartII Alcatel V860 e instalei o Instagram! Ao instalar o aplicativo, obviamente fui testá-lo.

Porém, vi que quando eu tiro uma foto, ajusto e vou editá-la para postar/compartilhar, ela simplesmente FICA PRETA!

Alguém me pode ajudar a resolver este problema!?

Resposta:

De forma muito resumida, trata-se de incompatibilidade com o hardware. O processador do Alcatel V860, embora tenha 832 MHz trata-se de um ARMv6 que tem algumas limitações.

Tenho até quase a certeza que a instalação do Instagram a partir da Play Store não é permitida, pois são verificadas essas restrições de hardware que inibem a sua instalação.

Concretamente, a arquitectura ARMv6 sem VFP não suporta OpenGL ES 2.0 que tem a capacidade de processar efeitos gráficos mais avançados como gerir brilho por píxel, superfícies com reflexos e melhor suporte a shaders no geral. Como o Instagram se serve destas capacidades, o resultado é o seu não funcionamento.

Iniciação ao Linux!

O Linux tem estado a atrair cada vez mais utilizadores. Os tempos em que este sistema operativo era obscuro e que apenas uma elite o usava acabaram. Cada vez mais temos distribuições capazes de ser usadas no dia-a-dia e com resultados excelentes. Mas e que distribuição usar? Foi essa a questão que o leitor Ricardo Lontro colocou e que o Pedro Pinto responde de forma simples e directa.

Bom dia!

Estou-vos a escrever pois gostaria de me iniciar no Linux.

Tenho um portátil com windows 7 e gostaria de instalar também o linux em dualboot, já que tenho ouvido maravilhas deste SO. Mas, não sei que versão instalar nem como o fazer. O uso que dou ao computador é mais para ferramentas Office, net, ouvir música e ver vídeos.

Se me pudessem ajudar agradecia.

Abraço e continuem com o excelente trabalho.

Resposta:

A instalação do Linux em dualboot (a boa maneira) implica que tenhas o disco preparado para tal, com espaço livre para criares as partições que vão acolher a distribuição Linux a instalar.

No entanto, pelo que vejo no teu texto, a tua ideia nesta fase é experimentar o Linux. Nesse sentido, eu aconselho-te a instalares o VirtualBox e depois instalares o Linux lá dentro (aconselho-te a usares a distribuição Ubuntu ou Mint – temos aqui um bom artigo a explicar com instalar).

Outra das formas faceis de instalar o Ubuntu é usando o Wubi. Tens aqui um bom tutorial com o Wubi.

Resumindo, pessoalmente aconselho-te a usar o linux através de uma máquina virtual, usando o VirtualBox e daqui a uns tempos procederes à instalação nativa do sistema operativo. Alguma questão ou duvida deixa nos comentários.

Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Exit mobile version