A discussão é antiga: “qual o melhor sistema operativo?” Esta questão não tem uma resposta, não existe um melhor que outro mas sim um que se adapta melhor a cada utilizador ou que é mais produtivo em determinada função.
Se até há poucos anos mal ouvíamos falar em sistemas operativos que não fossem os destinados a computadores, hoje temos os sistemas operativos móveis que ganham maior expressão a cada dia que passa.
Em Portugal, quais serão os sistemas operativos mais utilizados? Os resultados poderão surpreendê-lo!
Com base nos milhares de acessos gerados em 2013 e 2014 ao site do Pplware, elaborámos uma lista dos sistemas operativos mais utilizados em 2014 e damos ainda a conhecer a evolução da sua utilização face ao período homólogo, num panorama nacional.
Numa análise a 16 sistemas operativos, para computador, dispositivos móveis e consolas de jogos, chegámos a resultados interessantes e que revelam o caminho que a tecnologia está a seguir. Uma tecnologia cada vez mais móvel!
No pódio:
-
1º Lugar: Windows – 71,36%
2º Lugar: Android – 9,33%
3º Lugar: iOS – 7,79%
O Windows é sem margem para dúvidas o sistema operativo mais utilizado em Portugal. Ainda assim, os acessos à Internet estão a ser feitos cada vez mais através dos dispositivos móveis e, por isso, temos o Android e o iOS no pódio dos sistemas operativos efectivamente mais utilizados.
A esta conclusão, juntam-se os números homólogos: em 2013, o Windows na mesma posição, mas com 75,5% de utilizadores; o Android ocupava a terceira posição, tendo crescido mais de 5% durante o último ano, alcançado uma posição de destaque no segundo lugar do ranking.
Já o iOS, apesar de ter sido ultrapassado pelo Android, também cresceu neste universo, de 6,2% em 2013 para os 7,8%, durante o ano de 2014.
Nesta análise, vale a pena destacar os quarto, quinto e sexto lugares, já que estamos a falar de sistemas aos quais aqui damos diariamente importância informativa.
-
4º Lugar: Macintosh – 6,75%
5º Lugar: Linux – 4,17%
6º Lugar: Windows Phone – 0,48%
O Linux é aquele que se mantém numa posição mais ou menos estável, o crescimento de um ano para o outro foi quase residual em termos de percentagens.
O Windows Phone teve um crescimento bastante positivo, de 0,1% em 2013 para 0,48% em 2014. É o terceiro grande sistema operativo destinado aos dispositivos móveis, contudo, esta percentagem denota que tem uma expressão ainda muito pequena no segmento e um longo caminho a enfrentar até alcançar a concorrência.